Busca avançada
Menu

Superamigos

Nome original: Superfriends
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Superamigos

Grupo de super-heróis criado em 1973 para o desenho animado da TV de mesmo nome. Baseado no gibi da "Liga da Justiça", o desenho reunia os maiores de heróis da editora DC da época: Superman ("Super-Homem", na dublagem brasileira), Batman (e Robin), Mulher-Maravilha e Aquaman.

Mais tarde, a DC incumbiu o roteirista E. Nelson Bridwell de introduzir o desenho animado na continuidade dos seus gibis. Foi explicado então que os Superamigos são uma divisão da Liga criada para combater desastres ao redor do mundo e treinar jovens heróis. Sua sede é a Sala de Justiça.

Mas as raízes dos "Superamigos" estão no ano de 1947, quando Superman, Batman e Mulher-Maravilha estiveram pela primeira vez juntos, numa HQ ("Five drowned men") da "Sociedade da Justiça" publicada na revista "All Star Comics" 36. Os autores do gibi resolveram substituir dois obscuros personagens da Sociedade – Átomo e Johnny Trovoada – pelos pesos-pesados Superman e Batman. A nova dupla veio então se juntar à heroína amazona, que já fazia parte do grupo de heróis. Com a chegada dos anos 50, a Sociedade foi cancelada. Mas Superman, Batman e Mulher-Maravilha continuaram em seus próprios gibis.

Por volta de 1960, a DC trouxe a Soiedade da Justiça de volta, mas de maneira disfarçada, rebatizando-a de Liga da Justiça e misturando antigos com novos integrantes. Na HQ de estréia estavam, entre outros heróis, Aquaman e Mulher-Maravilha. Na referida historieta, foi explicado aos leitores que Superman e Batman também faziam parte do grupo, mas que não estavam participando daquela aventura por estarem ocupados em missões particulares (na verdade, os editores da DC não queriam superexpor os dois grandes personagens da casa daquele ano). Com o passar do tempo, todavia, o Homem de Aço e o Cruzado Embuçado se juntaram à Mulher-Maravilha e Aquaman nas novas missões.

Em 1966 estreiou a série de TV de Batman (e Robin), que se tornou tremendamente popular, mesmo depois dos seu cancelamento (1968). Ciente da popularidade da Dupla Dinâmica, a Hanna-Barbera a licenciou para participarem de dois episódios do novo desenho do "Scooby-Doo" (1972). A HB parece ter gostado do resultado e, no ano seguinte, licenciou os demais heróis da DC.

Alex Toth, artista veterano tanto da HB quanto da DC, ficou resposável pelo visual do desenho dos Superamigos. Como a tônica do programa era infantil, três novos personagens foram criados: Wendy, Marvin e o Supercão (os dois últimos responsáveis pelo lado cômico da série, no estilo "os amigos trapalhões dos heróis").

Alguns personagens-convidados da DC também deram as caras naquele ano de 1973: Flash, Homem-Borracha e Aqueiro Verde ("Flecha Verde", na dublagem brasileira).

O desenho dos Superamigos era para ser cancelado em 1974, mas a HB mudou de idéia após constatar o sucesso dos telefilmes de "O homem de seis milhões de dólares" e o da própria "Mulher-Maravilha". Assim, em 1976, os Superamigos voltaram, com os velhos episódios reprisados e editados em formato de meia-hora. Em 1977 finalmente foi lançado o "The All-New Super Friends Hour": novos desenhos mostrando basicamente os mesmos personagens: Superman, Batman, Mulher-Maravilha e Aquaman. Porém, Wendy, Marvin e o Supercão foram substituídos por novas figuras: Zan e Jayna (os Supergêmeos) e seu mico de estimação, Gleek (uma cópia de Blip, o macaquinho de "Space Ghost", também da HB). A nova versão também apresentava novos convidados: Lanterna Verde, Gavião Negro ("Homem-Águia", na dublagem brasileira), Mulher-Gavião, Elektron, Rima, além de três novos super-heróis, criados para satisfazer a patrulha do politicamente correto: Chefe Apache (um índio), Vulcão Negro (um negro) e Samurai (um japonês). Zan e Jayna, por sua vez, representavam os vietnamitas. O lema "Verdade, justiça e o American Way" foi substituído por "Verdade, justiça e paz".

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse grupo

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 29/09/2007 09:27:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro