Arqueiro Verde



Nome: Oliver Queen
Nome original: Green Arrow
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: George Papp, Mort Weisinger

Lista de revistas com participação de Arqueiro Verde

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    More Fun Comics  n° 73 - DC Comics
(ao lado, o personagem no traço do “Rei” Jack Kirby)

Esse Robin Hood moderno surgiu como uma mistura de “Batman” com Barin (o príncipe de “Flash Gordon”), em 1941 (no gibi “More Fun Comics” 73).

Na história da sua origem, Oliver Queen era o típico milionário industrial playboy que, certa noite, bêbado, caiu de seu iate e se viu naufragado numa ilha deserta próxima à costa da Califórnia. Conseguindo se alimentar após fazer um conjunto rústico de arco e flechas para caça e pesca, ele finalmente descobriu o que era viver sem os confortos da civilização. A salvação veio quando um grupo de meliantes desembarcou na ilha (a qual usavam como esconderijo). Queen os pegou de surpresa, tomou seu barco e os entregou à Guarda Costeira. Embora tenha se mantido anônimo, a imprensa local publicou a história e o chamou de Robin Hood moderno.

De volta à cidade, Queen decidiu passar as horas vagas combatendo o crime como Arqueiro Verde.

Pouco após iniciar sua carreira de combate ao crime, nosso herói adotou um jovem chamado Roy Harper, que se tornou seu auxiliar mascarado, Ricardito (que estava para seu mentor como Robin estava para Batman). Durante algum tempo, o Arqueiro Verde também foi membro da Liga da Justiça e fez um tremendo sucesso como herói mascarado.

Com o passar das décadas, a editora DC resolveu dar-lhe personalidade própria, afastando-o do “estilo Batman”. Foi então explicado aos leitores que sua crescente falta de interesse na empresa permitiu que um empresário inescrupuloso chamado John Deleon acusasse falsamente Oliver de fazer negociatas com títulos municipais. Embora tenha sido totalmente inocentado, sua reputação no mundo dos negócios foi arruinada, levando-o à falência.

Assim, o herói passou a viver como um cidadão de classe média baixa (“white trash”). Outra decisão da DC foi mudar-lhe o visual: o Arqueiro passou a ostentar um bem tratado bigode e cavanhaque estilo Errol Flynn e o uniforme também mudou, ficando mais arrojado (se bem que o original também era bonito).

Essa nova fase do Arqueiro Verde foi capitaneada por Denny O'Neil (roteiros) e Neal Adams (desenhos) — com auxílio de Bob Haney. A dupla fez uma série de mudanças na série e nos seus coadjuvantes: o Arqueiro passou a fazer dupla com um outro herói, o Lanterna Verde, e, para afastar as suspeitas de homossexualidade com o pobre Ricardito (a esta altura envolvido em problemas com drogas), o garanhão passou a namorar uma heroína da casa, a bela Canário Negro.

As novas historietas do Arqueiro fizeram sucesso, mas, meses depois, com a saída de O'Neil e Adams, as histórias caíram de novo na repetição visual e narrativa. Foi aí que, numa dessas jogadas de marketing totalmente desnecessárias da DC, nosso rei do arco morre na explosão de um avião sobre Metrópolis, quando enfrentava um grupo paramilitar.

Após sua a morte, os editores pegaram um personagem “teen”, Connor Hawke (o filho que “Ollie” tinha conhecido há pouco tempo), e fez dele o novo Arqueiro Verde. Para quem não engoliu esse absurdo, a DC mais tarde voltou atrás e explicou aos leitores que aquele acidente aéreo não tinha sido o fim do nosso herói, pois Parallax (o antigo Lanterna Verde) usando seus poderes quase divinos, trouxe seu velho amigo de volta da morte.

Na TV:

Recentemente, o Arqueiro Verde participou do desenho animado “Batman: The Brave and the Bold” (2008). Não é a primeira vez que o vingador esmeralda vai parar nos desenhos: em 1973 ele participou de um dos episódios dos “Superamigos”. Também marcou presença do desenho da “Liga da Justiça sem limites” (a partir do episódio de estréia, “Initiation”, 2004). A seguir disparou suas flechas no desenho “The Batman” (2004-08). “Ollie” também foi uma das figuras do desenho animado lançado diretamente no mercado de vídeo “Liga da Justiça: A nova fronteira” (2008) . Em 2012 , ele ganhou uma serie chamada Arqueiro ( arrow ) e é vivido por Stephen Amel


Relate algum problema encontrado nesse personagem