Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2911)
B
(2623)
C
(3927)
D
(2792)
E
(1432)
F
(1428)
G
(2014)
H
(1546)
I
(791)
J
(2116)
K
(1281)
L
(1871)
M
(3737)
N
(1037)
O
(748)
P
(2509)
Q
(181)
R
(2193)
S
(3906)
T
(2635)
U
(304)
V
(914)
W
(507)
X
(278)
Y
(251)
Z
(605)
Batman
Nome:
Bruce Wayne
Licenciador:
DC Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Bill Finger
,
Bob Kane
Lista de revistas com participação de Batman
Primeira aparição no:
País de origem
Brasil
No final de 1938, o editor Vin Sullivan começou a pedir a todos os artistas de sua editora novos personagens como o Super-Homem, o grande sucesso daquele ano. Queria principalmente um que fosse uma mistura de policial com super-herói, para ser encaixado como estrela da revista Detective Comics. Bob Kane, o qual já colaborava com Sullivan, também tinha ideia semelhante. No início de 1939, Sullivan contou-lhe sobre o Super-Homem e disse que seus autores, Jerry Siegel e Joe Shuster, em breve ficariam ricos com a historieta. Kane respondeu que voltaria com um novo personagem. Inspirado pelos filmes de gangsters, nas tiras de "Dick Tracy", nos pulps do Sombra, no Zorro e na fita The Bat, Kane criou um novo super-herói: The Bat-Man.
Após os esboços iniciais, de um personagem loiro trajado em um colante vermelho, com asas nas costas, Kane percebeu que faltava algo e passou seus esboços a Bill Finger. Finger implementou uma série de melhorias: substituiu as asas por uma capa com a bainha recortada em forma de asas de morcego; sugeriu luvas para que o personagem não deixasse digitais. O novo herói estreou na Detective Comics #27 (maio de 1939).
Com o passar do tempo, The Bat-Man foi simplificado para Batman. As luvas roxas passaram a ser pretas e longas, ao contrário das botas, que encurtaram. A origem, revelada aos leitores meses depois, lembra a de Dick Tracy: o menino Bruce Wayne vê os pais serem assassinados na rua por um assaltante. Revoltado, ele treina corpo e mente para combater o crime. Ao invés de se tornar um policial, como Tracy, se transforma em um vigilante mascarado.
As primeiras HQ´s são violentas! O Cruzado de Capa não hesitava em usar armas de fogo e matar os vilões. Esse aspecto foi minimizado em 1940, com a chegada de Robin, o Menino-Prodígio, seu parceiro-mirim. Assim como ele, Robin também teve os pais, trapezistas de circo, assassinados por criminosos covardes. Batman se identifica com o garoto e aceita treiná-lo para combater os bandidos que mataram seus pais.
Kane, Finger, Gardner Fox, Jerry Robinson e outros autores posteriores introduziram vários personagens coadjuvantes, tanto na HQ quanto para as versões para rádio, cinema e TV. Assim como em Dick Tracy, Batman também tem sua galeria de vilões: Mulher-Gato, a qual tem uma relação ambígua com o herói; Coringa, o palhaço do Crime; Charada, cujo crime não tem graça para ele a não ser quando desafia o Cruzado Embuçado; Pinguim, fanático por guardas-chuvas e aves; Duas-Caras, ex-promotor público o qual se voltou para o crime; Espantalho, mestre em provocar fobias em seus inimigos; Sr. Frio, cientista especializado em criogenia; Ra's al Ghul, líder de uma organização criminosa internacional; além de outros malucos.
Para combatê-los, os roteiristas criaram uma série de aparatos bélicos / tecnológicos: a Bat-Caverna, o esconderijo do herói, situada abaixo de sua casa, a Mansão Wayne (no início, ele morava em um apartamento); o Bat-Móvel, um arsenal sobre rodas; o cinto de utilidades, repleto de compartimentos que armazenavam uma pequena e resistente corda, um bumerangue ("batarangue"), cápsulas de gás, bombas-bolinhas de cortina de fumaça, lâminas, entre outro armamentos. Uma mudança feita pelos autores foi a cidade onde Batman atuava. No início, o nome do local não era revelado, mas posteriormente ficou estabelecido que essa cidade era Nova Iorque. Por fim, achou-se melhor o herói atuar na fictícia Gotham City.
- Antônio Luiz Ribeiro
Outras identidades
Fósforos Malone (Bruce Wayne)
Grupos
Bat Família
Batsquad
Clube dos Heróis (Batman de Todas As Nações)
Corporação Batman
Guilda dos Detetives
Liga da Justiça da América
Liga da Justiça do Arkham
Liga da Justiça Internacional
Renegados I
Superamigos
Tropa dos Lanternas Brancos
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Guia dos Quadrinhos
em 05/03/2007 00:00:00
Editado por
Fabio Garcez
,
adrianocfpc
,
Márcio dos Santos
,
Amilton José de Oliveira
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Antonio Pontes Junior
,
MARIO ASSIS
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.