2
Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Todd McFarlane



País de nascimento: Canadá
16 de março de 1961

Lista de revistas com trabalhos de Todd McFarlane
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista canadense, nascido em Calgary. Descobriu sua vocação para os quadrinhos ainda no colegial, onde desenhava histórias de heróis. Procurando ter as HQs como, enviou inúmeras cartas para empresas ligadas ao ramo. Com muito esforço e paciência conseguiu trabalhar nas editoras Marvel e DC como desenhista.

Um de seus primeiros trabalhos foi “Corporação Infinito”, em parceria com Roy Thomas. Mas sua primeira grande oportunidade surgiu mesmo quando foi escalado para fazer a arte-final de “Homem-Aranha”. A partir de então alcançou rapidamente o status de estrela dos quadrinhos americanos. Foi um dos nomes da geração de jovens autores que tomou de assalto o universo dos super-heróis nos anos 90. Logo após sua passagem pela Marvel, co-fundou a Image Comics com Erik Larsen, Jim Lee, Rob Liefeld e Marc Silvestre. Na Image, McFarlane criou o herói “Spawn”.

O trabalho dele teve recordes de vendas, chegando ao patamar de 2,5 milhões de cópias. Nem todo mundo comprava o novo fenômeno da indústria. John Byrne e Peter David dedicaram inúmeras colunas a seus problemas com os produtos e posicionamentos da Image, enquanto Gary Groth, no “Comics Journal”, ficava apoplético em ver McFarlane e amiguinhos virarem a nova face da autonomia quadrinística. “Esses autores conseguiram baixar a inteligência e vulgarizar uma mídia que já não é conhecida por grande inteligência nem sensibilidade”, escreveu Groth, “e demonstram com frequência desprezo e arrogância pelos quadrinhos, assim como ignorância absoluta de sua história, acoplada a uma estolidez moral que só rivaliza com as corporações às quais devem seu sucesso”. E McFarlane continuava com seus barracos: em 1989, por exemplo, acusou Bob Kane (o criador de “Batman”) de plagiá-lo. Depois, teve uma briga com seu sócio, Rob Liefeld. Com essas fogueiras das vaidades, McFarlane começou a ser acusado de “estrelismo” e arrogância.

Além de desenhista, McFarlane também é empresário. Seu nome está estampado em suas empresas, como a McFarlane Toys e McFarlane Entertainment. Além dos quadrinhos e dos negócios, ele é também fã de esportes, sendo sócio de um time de hóquei, o Edmonton Oilers Hockey Club.



Relate algum problema encontrado nesse artista