Ofertas na Amazon!


Samuel (Sammy)



Nome original: Stutterin' Sam
Licenciador: King Features Syndicate
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Charles "Charlie" Schmidt, Eddie Sullivan

Lista de revistas com participação de Samuel (Sammy)

Personagem da tira “Rádio Patrulha” (Radio Patrol). A série foi lançada em 1933 pelo jornal “Boston Daily Record”, com o nome de “Pinkerton, Jr.”, sob forma de tiras diárias em preto e branco (publicadas até 1950). No Brasil, esse material de jornal era publicado no “Globo Juvenil” (onde Sam era chamado de “Samuel”), “Suplemento Juvenil” e “Mirim”. No “Suplemento” o personagem era chamado de “Sammy”.

A partir de abril de 1934, a série, agora com o nome mudado para “Radio Patrol”, passou a ser distribuída nacionalmente, pelo King Features, que lançou também a versão em páginas dominicais coloridas, que foram impressas até 1946. O “Suplemento Juvenil” publicou o primeiro episódio dominical de “Rádio Patrulha”, como por exemplo no número de 30 de setembro de 1938 (“edição especial de fim de mês”).

Na nova fase, distribuída pelo King, o policial boa-pinta Pat passou a ser o personagem principal, desbancando o garoto Pinky, que passou a ser o ajudante do herói. Pat tinha ainda outro parceiro inseparável, Sam, um policial gordinho e gago que era seu colega de viatura.

Ainda nos anos 30, a historieta virou novela radiofônica. Em 1937 a Universal lançou nos cinemas um seriado em 12 capítulos baseado em “Rádio Patrulha”, dirigido por Ford Beebe & Clifford Smith e com Adrian Morris como Sam.

- Antônio Luiz Ribeiro

Samuel (Sammy)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 21/01/2013 16:20:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro