Vertigo: Além do Limiar


Perun



Nome original: Pyerun
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Kieron Dwyer, Mark Gruenwald

Lista de revistas com participação de Perun

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Captain America (1968)  n° 352 - Marvel Comics
  • Brasil
    Capitão América  n° 163 - Abril
Perun é um dos Dievas, seres outrora adorados como deuses pelos povos eslavos e bálticos. Perun e seus irmãos receberam porções do poder exercido por seu pai Svarog o deus do céu; no entanto, Perun e Svantovit, o deus da guerra, usurpou a parcela de poder de seus outros irmãos para ganhar o favor de seu pai. No final das contas, Perun e Svantovit se voltaram um contra o outro , mas Svarog se recusou a se envolver. Entre suas aventuras na Terra, Perun impediu que a deusa do oceano Jurate se casasse com um mortal enquanto estava noiva do tio de Perun, Potrimpo, o deus da fertilidade. Ele também entrou em conflito com Veles, o deus da morte serpentina,depois que Veles sequestrou a esposa de Perun, Saule, a deusa do sol. Perseguindo Veles pela Terra, Perun o derrotou definitivamente e o despachou de volta para seu reino de Vela. Perun mais tarde seduziu a deusa do rio Ros, que lhe deu um filho, Dazhbog, destinado a suceder Perun como o deus do relâmpago. Após a conversão do rei russo Vladimir, o Grande, ao cristianismo em 980 dC, centenas de estátuas de carvalho sagradas para Perun foram jogadas no rio Dneiper quando a propagação do cristianismo forçou os Dievas de volta ao seu reino de Svarga.

Nos últimos tempos, o russo Valeri Sovloyev descobriu um antigo amuleto que, quando tocado em seus lábios, permitia que Perun compartilhasse o corpo de Sovloyev. O governo recrutou Perun para os seus Sovietes Supremos, super agentes que foram enviados para impedir a deserção dos Super-Soldados Soviéticos Estrela Negra, Vanguard e Ursa Maior para os EUA. Disfarçados de Vingadores, os Supremos Soviéticos dominaram os supostos desertores, deixando-os gravemente feridos. Logo depois, os Sovietes Supremos foram capturados pelos espíritos dos Super- Soldados alojados dentro de um enorme construto Darkforce semelhante a um urso, mas foram libertados depois que o Capitão América convenceu os Super-Soldados a abandonar a vingança.

Mais tarde, os Sovietes Supremos se opuseram ao sequestro do submarino nuclear britânico Waterwind pelo grupo terrorista Peace Corpse, juntamente com os Vingadores e a Tropa Alfa, os Sovietes Supremos também entraram em conflito com o exército atlante, cujo território eles violaram inadvertidamente durante esta missão. Os líderes do Peace Corpse finalmente se fundiram para formar o poderoso Combine, e depois de testemunhar a cooperação dos heróis estrangeiros, o Combine partiu pacificamente para explorar o multiverso. Mais tarde, quando os Sovietes Supremos foram enviados para impedir que o vilão insano Unicórnio destruísse Leningrado, o Unicórnio destruiu o machado de Perun. Logo depois, Valeri passou a ressentido de compartilhar sua forma com Perun por semanas a fio, querendo, em vez disso, passar um tempo com sua própria família; no entanto, o governo convenceu Valeri a convocar Perun novamente depois que a equipe foi reestruturada como o Protetorado do Povo, e Perun recebeu a foice e o martelo cibernéticos do Vanguard.

Perun mais tarde acompanhou seus companheiros de equipe em uma missão para resgatar o ex-espião soviético lgor Drenkov do Panteão, levando a um conflito com o Hulk. Depois que o herói cósmico Quasar (Wendell Vaughn) buscou ajuda para se opor aos alienígenas Starblasters, Perun se juntou a um grupo de heróis para impedir que os Starblasters obtivessem a poderosa Starbrand. Este grupo foi brevemente controlado pelo enigmático Estranho para derrotar Quasar e os heróis da Terra-148611 (o 'Novo Universo') antes de serem dispensados de volta à Terra pelo Tribunal Vivo. Após a reestruturação do Protetorado do Povo na Guarda Invernal, o paradeiro de Perun é desconhecido.

Perun possui grande força sobre-humana resistência e longevidade. Perun também pode voar e gerar bioeletricidade para criar uma tempestade elétrica e lançar raios de energia semelhantes a raios. Perun empunha um machado de batalha e a foice e o martelo cibernéticos de Vanguard, cada um dos quais ajuda a canalizar sua bioeletricidade.

Fonte: All-New Official Handbook of the Marvel Universe A - Z Update Issue 2 - 2007


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Digaun
  • Adicionado por
    Digaun
    em 26/09/2008 17:41:00