Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Morena Flor



Licenciador: sem licenciador
País de origem: Brasil
Criado por: André Leblanc

Lista de revistas com participação de Morena Flor

Criada em 1947, Morena Flor era a resposta brasileira às “garotas das selvas” americanas. Apareceu pela primeira vez na edição 4729 do “Diário da noite”, em 13 de agosto de 1948, em formato de tiras, e encerrou neste mesmo jornal no número 5069, que apresentou a 803ª tira da personagem, no ano de 1951 (ao que parece, a última tira saiu em 10/5/51).

Em 1953, dois anos após ter sido cancelada no “Diário”, a personagem foi ressuscitada no n° 21 do gibi do “Capitão Atlas” (outro aventureiro das florestas).

De acordo com o colecionador e editor Otacílio D'Assunção (o Ota), André Le Blanc (o desenhista da série) teria lhe falado que parou de distribuí-la porque não conseguiu um número compensatório de jornais interessados em publicá-la.

A tira de “Morena Flor” também foi distribuída na Argentina e Chile. De acordo com o próprio “Diário”, as tiras também teriam sido publicadas nos Estados Unidos, distribuídas pela APLA, mas isso é motivo de controvérsia, já que nenhuma tira em inglês foi encontrada pelos historiadores.

Morena Flor



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 14/12/2008 19:00:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro