Vertigo: Além do Limiar


André Leblanc



País de nascimento: Haiti
16 de janeiro de 1921
21 de dezembro de 1988

Lista de revistas com trabalhos de André Leblanc
Veja lista detalhada dos trabalhos


Haitiano educado nos Estados Unidos e residindo muito tempo no Brasil, LeBlanc ilustrou a coleção completa de Monteiro Lobato publicada pela Brasiliense em 1947 (exceto os dois volumes de "Os Doze Trabalhos de Hércules", em que outro ilustrador inspirou-se mais do que devia nos desenhos do Príncipe Valente...). Só em 1971 outros ilustradores assumiram esse posto. Na mesma época, adaptou clássicos brasileiros para os quadrinhos, entre eles "O Guarani" e "Menino de Engenho", para a Editora Brasil-América (EBAL). LeBlanc também foi autor de duas tiras diárias: "Intellectual Amos" e "Morena Flor", esta distribuída no Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.

André falava seis idiomas (no Haiti, além do francês oficial, fala-se espanhol e inglês, além do "criollo") e parece ter ficado preocupado em ver suas filhas sendo educadas em português, e mudou-se definitivamente para Nova York, vivendo de ilustrações para livros e quadrinhos, geralmente como assistente de desenhistas famosos como Sy Barry e Will Eisner, sem direito a crédito.

É difícil chamar seu trabalho competente e seguro de "genial". Ele não brilha, não causa impacto, é correto e eficiente. Quem se dispuser a examinar com calma o seu desenho, poderá perceber que todos os detalhes foram realizados com a segurança de quem sabe o que faz: a dobra das roupas, as proporções do corpo humano, as zonas escuras da face, o brilho nos cabelos.

Essa versatilidade e perfeccionismo discreto o fizeram ideal para trabalhar como "ghost-assistant" para diversos artistas. Nos quadrinhos, na tira do "Fantasma" por exemplo, o desenhista que assinava (Sy Barry) fazia um esboço ou layout do que ele queria: neste canto fica o Fantasma visto de baixo para cima, atrás dele um exército de pigmeus, e no fundo a selva. O assistente "fantasma" de Sy Barry desenvolvia esse "layout", desenhando corretamente os personagens com todos os detalhes, pigmeu por pigmeu, marcando as sombras e zonas iluminadas... todo o desenho. Isto se chama "fazer o lápis" - "to pencil". Às vezes - não era o caso de LeBlanc - o assistente fazia o trabalho duro mas não era muito habilidoso, então um outro artista, mais tarimbado, limpava o traço do primeiro, corrigindo algum erro de perspectiva ou proporção, ou até acrescentando algum detalhe. No "Fantasma", isto era feito por LeBlanc ou pelo próprio dono da tira, Sy - que às vezes tirava férias, e nessa semana toda a tira, desde o "breakdown" (primeiro "layout" ou planejamento), passando pelo "pencil" e o "tight pencil" (último acabamento a lápis antes de passar tinta), mais a arte-final a nanquim, tudo era LeBlanc quem fazia.

Há exceções. Ed Rhoades, presidente do fã-clube "Friends of The Phantom" e que foi aluno e amigo íntimo de LeBlanc, informa que o desenhista de "Flash Gordon", Dan Barry, fez questão de incluir o nome do assistente nos créditos ("by Dan Barry & Andre LeBlanc"), embora a parceria tenha durado pouco.

Competência, equilíbrio, perfeccionismo, harmonia no conjunto, honestidade, discrição. As mesmas qualidades aparecem na vida e nos desenhos deste homem gentil, fiel aos amigos, amoroso e preocupado com a família, cuidadoso com a sua arte.

E apesar de tudo, Le Blanc continua desconhecido no Brasil, sendo lembrado apenas pelos leitores mais velhos. Luiz Antônio Sampaio, na revista “Calafrio” nº 31, nov. 1986, lembrou bem: “Acredito que uma boa parte dos leitores brasileiros de HQ ainda se recorde da velha quadrinização de 'Ubirajara', que André Le Blanc fez para ‘Edição Maravilhosa’. Um belo trabalho, sem dúvida. No entanto, é possível que poucos saibam que o romance de José de Alencar conheceu uma outra versão quadrinizada. Isso aconteceu em Portugal, em 1956, publicado semanalmente no ‘Cavaleiro Andante’. Foi um trabalho do desenhista José Ruy. Não faz muito tempo, a Editorial Futura republicou esse 'Ubirajara' português em forma de álbum.”


Bibliografia:

www.spacca.com.br



André Leblanc

Personagens criados por André Leblanc (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 16/08/2007 13:42:00