Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Maria Erótica



Nome: Maria da Silva
Licenciador: Claudio Seto
Criado por: Claudio Seto

Lista de revistas com participação de Maria Erótica

“Maria Erótica surgiu em 1969, acidentalmente. Assim como ‘Beto, o Sonhador’ (coadjuvante de Maria Erótica) e ‘Mata-Sete’, um ladrão refinado, intelectual, tipo anti-herói a La Arsene Lupin. Maria Erótica era uma garota profundamente religiosa, reprimida, que punha todos os seus recalquesde lado quando via uma maçã. Aí, num passe de mágica tipo Shazam, sua religiosidade cedia lugar a libido e tínhamos então Maria Erótica, a detetive libidinosa às voltas com o desajeitado e sonhador Beto”. Assim explicou seu criador, Cláudio Seto (1) que, reunindo elementos dos gêneros policial, erótico e comicidade, publicou, durante cinco anos (1969-73) a historieta.

Em sua primeira fase, publicada entre 1969 e 1973 pela editora Edrel, ela é uma repórter da cidade de Guaiçara, que realmente existe no interior paulista, mas nas HQs mais recentes ela é mais próxima da cidade de São Paulo, devido a seus enormes arranha-céus e conglomerados comerciais.

As HQs são de uma sutil ironia, e a heroína, virgem, entra em dilema, já que também sente muito desejo sexual, e é nessa tensão que se desenrolam as aventuras e desventuras da mocinha. Desnuda-se com freqüência, sempre involuntariamente. Tem sempre que se livrar das investidas de Beto Sonhador, que é obcecado por ela.

Maria Erótica voltou numa revista mensal, pela Grafipar, onde ressurgiu também num mundo fantástico e satírico, com versões safadas de personagens de contos de fadas. Pela Grafipar saíram cerca de 20 edições e outros artistas participaram da confecção de suas HQs: além de Seto, tínhamos Watson Portela, Mozart Couto, Bonini e outros. No numero 14 se encontrou com Katy Apache (outra criação de Seto), num inusitado e divertido encontro onde ficou comprovada a semelhança das duas.




(1) “Quadrinhos Eróticos” 8, Grafipar, 1979, pág. 3.





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00