Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Curô, O Samurai



Licenciador: Claudio Seto
Criado por: Claudio Seto

Lista de revistas com participação de Curô, O Samurai

Personagem das HQs publicadas pela antiga Edrel. No início o título era apenas “O Samurai” e era baseado nas histórias contadas pelo avô do autor.

O ano em que “O Samurai” estreou ainda é incerta. Algumas fontes indicam 1968, mas Franco de Rosa (1) dá o ano 1969 como o da estreia.

O gibi surgiu quando Minami Keizi sugeriu ao desenhista Claudio Seto que fizesse projeto para novas revistas. De acordo com o próprio Seto, "Propus uma revista de ninja e outra de samurai. Ele gostou da ideia e marcou lançamento em 30 dias. Sorte minha que meu irmão tinha voltado do Japão e desenhou 'Ninja, o Samurai Mágico' para mim. Como ele tinha trabalhado como auxiliar no estúdio de Shirato Sampei, desenhava melhor do que eu. Eu desenhei 'O Samurai'. (...) Há de se considerar que, na época, ninguém sabia o que era um ninja ou um samurai. 'O Samurai' durou vários números, e meu irmão desenhou muitos deles. A revista só acabou porque Minami inventou de fazer uma revista chamada 'Estórias Adultas' (sic.) com mais de 100 páginas e colocou nessa revista histórias de samurai." (2)

- Antônio Luiz Ribeiro


Notas e fontes —
(1) Franco de Rosa, “Mangás brasileiros”, “Revista de História da Biblioteca Nacional” n° 70, julho de 2011, pág. 73
(2) http://www.eca.usp.br/agaque/nucleousp/downloads/MinamiKeizi%20-%20Artigo%20INTERCOM%20(por%20Elydio%20dos%20Santos%20Neto).pdf





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 30/01/2009 19:45:00