Vertigo: Além do Limiar


Asa Noturna



Nome: Richard John "Dick" Grayson
Nome original: Nightwing
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: George Pérez, Marv Wolfman

Lista de revistas com participação de Asa Noturna

história: Dick Grayson não tem poderes. É um ser humano comum, mas com habilidade em artes marciais e acrobacia além de ter sido treinado por Batman em combata corpo-a-corpo.
Possui máscara equipada com lentes de visão noturna Starlite.
Seu traje é feito com tecido especial de Nomex, resistente ao fogo, e materiais de Kevlar à prova de balas.
Emprega batganchos monofilamentados e fateixas, bat-rangues estilizados, cápsulas de gás, respiradores e outros dispositivos armazenados em seu cinto de utilidades. Prefere o uso de esgrima e bastões de luta no combate corpo-a-corpo.

Nome verdadeiro: Richard (Dick) Grayson
Ocupação: policial
Estado civil: solteiro (esteve prestes a se casar com Estelar)
Parentes conhecidos: John e Mary Grayson, pai e mãe falecidos e Batman "pai adotivo"
Olhos: azuis
Cabelos: Escuros
Dados adicionais: Dick Grayson foi o 1o Robin, seguido de Jason Todd e Timothy Drake, e sempre liderou a equipe dos Titãs até se afastar do grupo.


Muito tempo atrás, enquanto o circo estava em Gotham City, um pequeno garoto fazia parte de um espetáculo de trapézio, os "Graysons Voadores". Porém o circo estava endividado e se não saldasse suas dívidas coisas trágicas iriam acontecer. E realmente aconteceram.
Durante o número dos Graysons uma corda se rompeu, fruto de sabotagem, e os pais de Dick caíram sem rede embaixo. Dick sobreviveu ao acidente que Bruce Wayne, o Batman, presenciou.
Penalizado com o que havia acontecido com o garoto, talvez pelo que lhe aconteceu quando tinha mais ou menos a idade deste, Wayne resolveu adotá-lo e o levou para sua mansão. Ele revelou, meses mais tarde, ser o Batman e ensinou ao garoto todas as técnicas que ele aprendeu com os melhores mestres de todo o mundo. Wayne também ofereceu ao menino a oportunidade de fazer dupla com ele na luta contra o crime. Como o primeiro e mais distinto pareceiro do Batman, Dick canalizou seu desejo de vingança contra o criminoso que assassinou seus pais em uma bem-sucedida carreira de combate ao crime. Como Robin, ele faria parte da dupla "Batman e Robin", a tão falada Dupla Dinâmica de Gotham!
Dick Grayson passou por muitas aventuras com Batman e seu batismo de fogo foi um confronto com um poderoso inimigo de Batman: o Duas-Caras. Uma de suas primeiras missões que não foi bem-sucedida.
Como em todos os golpes de Duas-Caras, aquele também envolvia a duplicidade. Duas-Caras havia preparado um forca dupla para o Batman e para a coisa que ele mais detestava: um promotor público. Dick, ao tentar sair da situação, pediu para a famosa moedinha de Duas-Caras decidir o destino dos dois. A moeda decidiu a morte e Duas-Caras abriu o alçapão debaixo do promotor.
Robin, na tentativa de salvá-lo, lançou seu bat-rangue e rompeu a corda, só que eles estavam nas docas e o promotor caiu no rio. Dick o salvou da forca para ele morrer afogado.
Após isso, Dick foi espancado por Duas-Caras até o Batman conseguir se libertar.
Muito tempo depois disso, Dick entrou para a Turma Titã e se tornou o líder. Durante o evento "Crise nas Infinitas Terras", Dick trocou seu codinome de Robin para Nightwing (Asa Noturna), aposentado a capa e o capuz de Robin e provando a si mesmo e a seu mentor sua independência, saindo da sombra de Batman.

Durante algum tempo foi líder do Grupo dos Renegados (3ª geração), sendo substituído mais tarde por Batman (Bruce Wayne), antes da morte do Morcego na Saga Crise Final. Seguindo a aparente morte de seu mentor, Dick assumiu o manto de Batman e agiu em Gotham ao lado do Robin Damian Wayne até o retorno de Bruce.

Atualmente, após a reformulação editorial que deu origem aos Novos 52, Dick Grayson retornou à identidade de Asa Noturna, patrulhando Gotham City e posteriormente Chicago.


Relate algum problema encontrado nesse personagem