Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Anacozeca



Nome original: Anacozeca
Licenciador: Walt Disney
Criado por: Paulo de Paiva Lima, Renato Canini

Lista de revistas com participação de Anacozeca

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Zé Carioca  n° 1311 - Abril
A hilária ANACOZECA (Associação NAcional dos CObradores do ZÉ CArioca) é aquele grupo que tem como maior, árdua e única missão cobrar o Zé Carioca. Para tanto, vive perseguindo-o, tentando subornar seus amigos, mas a verdade é que nunca conseguiu receber um centavo sequer. Seu lema é “Um dia receberemos".

O grupo tinha um misterioso chefe que nunca aparecia. Anos depois, foi revelado que o chefe era o sogro do papagaio, Rocha Vaz. Ele tinha assumido todas as dívidas que o genro tinha feito e criado a associação com o único objetivo de desmoralizar o papagaio perante a sua filha, Rosinha, que sempre foi apaixonada pelo simpático imprestável, já que não considerava um papagaio pobretão, devedor e vagabundo o companheiro ideal para a bela. Entretanto, a manobra não deu certo, Rosinha continuou o namoro e a ANACOZECA foi extinta.

Em 2013, o grupo retornou mas histórias do Zé Carioca em revival feito pela Editora Abril, seu novo chefe é desconhecido, apareceram em histórias até 2014, pouco depois, em 2015, a editora deixar se publicar novas histórias, com a retomada das histórias pela Editora Culturama de Curitiba em 2020, o grupo voltou também. Em Aventuras Disney n° 18 (setembro de 2020), que marcou a volta das histórias, mencionam a ANATOCOBRA (Associação NAcional de TOdos os CObradores do BRAsil).


Normalmente, o grupo é representado por quatro personagens de aparência física idêntica, sendo dois altos (Arlindo e Asdrubal) e dois baixos (Tadeu e Arnaldo). Algumas vezes apareceram mais cobradores da ANACOZECA na mesma história.

A ANACONZECA foi criado por Paulo Paiva. Em uma história apareceu também uma versão internacional.


Atualizado em: 19/07/2009
Por: Ulisses Nonato


Relate algum problema encontrado nesse grupo

  • Ulisses Nonato
  • Adicionado por
    Ulisses Nonato
    em 19/07/2009 17:29:00