Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Paulo de Paiva Lima



País de nascimento: Brasil
4 de agosto de 1957

Lista de revistas com trabalhos de Paulo de Paiva Lima
Veja lista detalhada dos trabalhos


Paulo de Paiva Lima (às vezes creditado como “Paulo Paiva” ou então assinava “P. Paiva”) é quadrinhista goiano, nascido em Rio Verde de Goiás (atual município de Santa Helena de Goiás). Não confundir com outro quadrinhista, Paulo Nery (que, em alguns trabalhos, assinou “Paulo Lima”).

Publicou profissionalmente pela primeira vez aos 13 anos, fazendo uma HQ da turma da Mônica, com Mauricio de Sousa. Teve seu primeiro cartum foi publicado em 1971, antes de completar 14 anos, na revista “Garotas e Piadas”, da editora Edrel, onde foi atendido na rua Marcos Arruda (no Brás) por Fabiano Júlio Dias.

Na primeira metade dos anos 70 criou junto com Franco de Rosa o jogador de futebol Maloca, trabalho nunca publicado. Mais tarde, Maloca virou “Maciota”, feito só por Paiva Lima.

De acordo com Franco, Paiva tinha “tentado criar uma cooperativa de quadrinhistas e cartunistas em 1980. Mas cada artista só queria saber de sua própria prancheta”.

Em 1983 Paiva começou a pensar em criar uma nova editora. Ele então se reuniu num bar com Sebastião Seabra, Franco de Rosa e José Guimarães (este um dos donos da editora NG), todos estes também frustrados com a falência da Grafipar, para criar uma nova editora, a Maciota. A idéia era pegar o filão erótico que a Grafipar deixou. Guimarães entrou com a distribuição, Paiva com o capital e Franco com a produção. A Maciota, no final das contas, acabou virando a editora Press.

A vida de Paiva sofreu um revés quando, em 2007, sofreu um AVCH (o popular derrame). Mas o artista se recuperou e hoje está na ativa novamente.

- Antônio Luiz Ribeiro



Notas e fontes —
Entrevista e fonte da foto: http://bengalasboysclub.blogspot.com/2011/10/entrevista-com-paulo-paiva-escriba.html


Paulo de Paiva Lima

Personagens criados por Paulo de Paiva Lima (3)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Canyon
  • Adicionado por
    Canyon
    em 06/10/2007 15:09:00