7
Vertigo: Além do Limiar


Walter Walt Simonson



País de nascimento: Estados Unidos da América
2 de setembro de 1946

Lista de revistas com trabalhos de Walter "Walt" Simonson
Veja lista detalhada dos trabalhos


Walter "Walt" Simonson nasceu na cidade de Knoxville, no Tennessee, EUA.

Depois de abandonar o curso de geologia, ele se transferiu para a Rhode Island School of Design, onde se graduou em 1972. Já no curso, encontrou nos quadrinhos seu grande interesse artístico e como seu trabalho de conclusão apresentou a revista em quadrinhos "The Star Slammers", toda produzida por ele.
O material era tão bom que em 1974 foi publicado em preto e branco para ser distribuído na divulgação da World Science Fiction Convention, em Washington D.C.. Alguns anos depois ele adaptaria a série para selo Epic Comics da editora Marvel e na década de 90 a retomaria em uma aventura inédita para a Dark Horse.

Em 1972, enquanto ainda estava na faculdade, começou a trabalhar como desenhista "free-lance" (autônomo) para várias editoras, até sua estréia na DC, desenhando uma história do "Caçador" (ver) de Archie Goodwin. A partir daí passaram por suas mãos personagens como "Sr. Destino", "Homens Metálicos", "Hércules" (DC), "Batman" e "Hulk". Em 1977 a Marvel iniciou a publicação de histórias baseadas em "Star Wars" e Simonson desenhou algumas delas. Foi o desenhista do "crossover" entre os "X-Men" e "Turma Titã", um marco envolvendo os campeões de venda da Marvel e da DC em 1982.

Mas seu trabalho mais conhecido começaria em 1983, quando começou a escrever e desenhar "Thor" para a Marvel. Ele passou quase toda a década de 80 trabalhando com o personagem. Sua passagem pelo personagem foi marcada por vários eventos sempre relembrados pelos fãs, como a transformação do Deus do Trovão em um sapo por três edições e a primeira aparição de Bill Raio Beta. George Pérez, quando assumiu o título "Mulher-Maravilha" em 1985, disse que a forma como Simonson retratou Asgard o inspirou a fazer algo semelhante com o Olimpo.

Na década de 90 ele produziu junto com sua esposa Louise a revista "X-Factor", que se destacava em uma época em que a qualidade desses títulos já começava a cair.

Como nem tudo pode ser sucesso, no final da década de 90 ele foi escalado para roteirista no terrível projeto "Heróis Renascem", com desenhos de Jim Lee e Rob Liefeld. Esse é o tipo de trabalho que os fãs não gostam muito de comentar, mas há de se convir que a proposta da série de reiniciar os maiores heróis da editora e a escolha dos desenhistas foi bem sofrível.

Além desses títulos fez "Ciberforce", "Gen 13" e encerrou essa fase decadente fazendo "Robocop vs Exterminador" com Frank Miller.

Depois, ele retornou à DC para entre 2000 e 2002 trabalhar na série "Orion", que destacava Darkseid e outros personagens cósmicos criados por Jack Kirby na revista "Novos Deuses". Nessa série lhe coube a tarefa de botar a casa em ordem na cronologia dos Novos Deuses e os personagens do "Quarto Mundo".

Depois disso, escreveu um arco em seis partes para "Mulher-Maravilha" chamado “The game of gods”, antes que Greg Rucka assumisse o título.




Relate algum problema encontrado nesse artista