Busca avançada
Menu

Sergio Aragonés

País de nascimento: Espanha
6 de setembro de 1937

Lista de revistas com trabalhos de Sergio Aragonés
Veja lista detalhada dos trabalhos


(na foto, o sempre bem humorado artista em foto recente)

Um dos mais famosos cartunistas da revista Mad, conhecido por suas "Marginais do Mad", Sérgio Aragonés Domenech nasce na Espanha, no povoado de San Mateo, província de Castellon. Em função da guerra civil espanhola, muda-se com a família para o México. Na escola, descobre sua vocação desenhando para divertir seus amigos já na terceira série, e logo começa a contribuir para jornaizinhos escolares. Com 17 anos, inicia sua carreira profissional contribuindo com publicações mexicanas, tendo um espaço semanal na revista "Mañana" por mais de dez anos.

Estuda arquitetura na Universidade do México, e pantomimas com o professor Alexandro Jodorowsky. Mas sua vocação é realmente o cartum, tanto que, em 1962, muda-se para os Estados Unidos com apenas 20 dólares no bolso e uma pasta com trabalhos seus. Obviamente não dá muito certo, sendo que os lugares onde trabalha lhe pagam valores muito baixos, obrigando-o a trabalhar como cantor e poeta. A grande virada acontece quando resolve procurar a revista Mad. Por ter um inglês muito pobre, teve a ideia de buscar pelo cubano Antonio Prohias, o desenhista do famoso "Spy vs. Spy". Talvez ele pudesse traduzir seus trabalhos, pensa Aragonés. Para sua surpresa, o inglês de Prohias era ainda pior que o seu, mas o criador de "Spy vs. Spy" o apresenta para os seus companheiros na "Mad", que gostam dos desenhos de Aragonés.

Sua primeira participação na "Mad" americana foi no número 76, em janeiro de 1963. Na mesma edição faz o que viria a ser um de seus grandes sucessos, as "Marginal Thinking" (as Marginais do Mad), que são pequenos cartuns nas margens da revista.

Em 1967 ilustra histórias inteiras para a revista Plop!, da DC Comics. Também escreve histórias para outros ilustradores, incluindo Westerns e histórias de terror.

No final dos anos de 1970 cria com Mark Evanier o popular gibi "Groo the Wanderer" (Groo, o Errante), uma sátira ao popular Conan o bárbaro.

Aragonés, conhecido como o "cartunista mais rápido do mundo", além de seus incontáveis trabalhos publicados, tem participações na TV, e seu traço já foi animado em campanhas publicitárias. Ganhador de inúmeros prêmios (como o da National Society of Cartoonists, ou então o Shazan Award, entre outros). O prêmio oferecido pela The Comic Art Professional Society recebe seu nome ("The Sergio").

Publica seus desenhos até hoje, vivendo na cidade de Ojai, no estado americano de Ohio.

Erico Molero

Fontes:

Em português:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sergio_Aragon%C3%A9s

Em inglês:

http://www.sergioaragones.com/bio.htm

http://www.doodledayusa.org/gallery2/main.php?g2_itemId=456

http://en.wikipedia.org/wiki/Sergio_Aragon%C3%A9s








Sergio Aragonés

Personagens criados por Sergio Aragonés (3)


Relate algum problema encontrado nesse artista