Roberto Guedes



18 de dezembro de 1965

Lista de revistas com trabalhos de Roberto Guedes
Veja lista detalhada dos trabalhos


Roberto Guedes é um dos profissionais brasileiros de quadrinhos dos mais polivalentes. É escritor, roteirista, pesquisador, jornalista, tradutor, cronista, desenhista, compositor, músico, poeta e editor. Nasceu em 18 de dezembro de 1965, e como seu famoso personagem, o METEORO, também é paulistano, do importante bairro do Ipiranga.

É autor dos livros: Quando Surgem os Super-Heróis (2004), e A Saga dos Super-Heróis Brasileiros (2005), ambos pela Opera Graphica Editora. Em 2008, lançou pela HQM Editora A Era de Bronze dos Super-Heróis - trabalho de vulto, onde trata, de maneira inédita (no mundo), de um período importantíssimo das HQs americanas, e que acabou por ganhar o 1º Troféu Bigorna de "Melhor Livro Sobre Quadrinhos" de 2008. Em 2012 se superou e lançou pela editora Kalaco a primeira biografia brasileira sobre o criador do Universo Marvel chamada Stan Lee - O Reinventor dos Super-Heróis. Com certeza, sua melhor obra até o momento.

Dono de um estilo único de escrever, Guedes influenciou a linguagem jornalística e o "fandom" (termo importado pelo próprio) das HQs com suas expressões "marcas registradas" que hoje são muito usadas e repetidas, tais quais: "intrepid one" e "tá falado".

Sua trajetória teve início como roteirista nas editoras GED, Ninja e Phenix ainda em 1988. Teve um período prolífico como editor independente. Entre seus trabalhos mais populares nesta fase, destacam-se: Status Comics (1995), Os Protetores (1995), Guepardo (1998), Quartel-General (1999) e Gibilândia (2001). Trabalhou na redação da Opera Graphica Editora entre 2002 e 2006. Lá, foi editor, tradutor, entrevistador, colunista e ensaísta de quase todas as publicações da casa, como por exemplo: 100 Balas (que ganhou vários prêmios), Batman Saga, Lendas do Cavaleiro das Trevas, Stripmania, Bizarro Comics, Betty Boop, Mandrake o Mágico, Ás Inimigo, Plop, 100%, Brakan, O Anel do Nibelungo, Batman v. Coringa, Superman: O Adeus, Príncipe Valente: Sementes da Revolta, Mirza, Velta, Lanterna Verde & Arqueiro Verde, e Fantasma: Sempre aos Domingos.

Meteoro, seu principal personagem, foi publicado pela Escala em 2002, pela SM em 2007, pela Júpiter II em 2010, e apareceu na publicação norte-americana de cunho cristão Alpha-Omega 133, sobrevoando o Cristo Redentor. Recebeu duas vezes o prêmio Angelo Agostini, por “Melhor Editor”, e o troféu Jayme Cortez, de "Incentivo ao Quadrinho Nacional". Entre 2006 e 2007, colaborou com a Wizmania (desde seu primeiro número com esse nome - antes se chamava Wizard), do colosso internacional Panini, detentora dos direitos de publicação de grandes títulos dos quadrinhos mundiais, como X-Men, por exemplo; realizando entrevistas exclusivas com ninguém menos que Roy Thomas, Marv Wolfman, Tom deFalco e Stan Lee - quatro ex-editores-chefes da Marvel (fato inédito no Brasil), além de ter comandado boa parte da linha Marvel da Panini, tornando-se o primeiro editor da luxuosa coleção Biblioteca Histórica Marvel.

Roberto Guedes já colaborou com sites especializados em quadrinhos, e, desde 2008 mantém seu blog Guedes Manifesto (http://guedes-manifesto.blogspot.com/) dedicado à Cultura Pop de uma maneira geral. É também o único brasileiro a figurar entre os colaboradores do magazine americano Alter Ego, editado por Roy Thomas.

Em 2010, o blog passou a ser também um selo editorial, com o lançamento do Almanaque Meteoro, revista periódica que apresenta as novas aventuras do Mascarado Voador e de outras criações de Guedes, como o cigano Zan-Garr e o Patrulheiro Audacioso; além de artigos e entrevistas com personalidades do meio. De 2012 em diante se tornou colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis (Editora Europa) escrevendo dossiês e a coluna mensal "Universo Marvel/DC".

Outras fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meteoro_(Roberto_Guedes)

http://www.operagraphica.com.br/a_bio/a_bio_roberto_guedes.htm

http://www.bigorna.net/index.php?secao=registrogeral&id=1184551863




Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antonio Pontes Junior
  • Adicionado por
    Antonio Pontes Junior
    em 13/07/2007 23:02:00
    Editado por blake