Vertigo: Além do Limiar


Allen Saunders



País de nascimento: Estados Unidos da América
24 de abril de 1899
28 de janeiro de 1986

Lista de revistas com trabalhos de Allen Saunders
Veja lista detalhada dos trabalhos




Desenhista, escritor, crítico teatral e professor de francês por sete anos no Wabash College, autor das tiras "Steve Roper", "Mary Worth" e "Kerry Drake". Começara no mundo dos "pulps" e do desenho através de cartuns e escrevendo para revistas policiais. Nos anos 30, se associou ao artista Elmer Woggon para criar uma nova tira diária cômica para jornais, "The Great Gusto" (baseado em W.C. Fields). A tira foi aprovada, mas os jornais gostaram mais de um personagem coadjuvante, um índio baixinho e engraçado chamado Chefe Wahoo. Assim, em 1936, a tira diária finalmente foi lançada, com o nome mudado chamada "Big Chief Wahoo", com o personagem Gusto ficando como personagem secundário, até desaparecer por completo com o decorrer da série.

Em 1940, Saunders também assumiu o roteiro de outra tira, "'Mary Worth". Paralelamente, naquele mesmo ano, Saunders queria dar uma nova direção a "Big Chief Wahoo", transformando-a de uma tira cômica e caricata em uma história de aventura, com personagens mais realistas. Transformar o protagonista num personagem sério estava fora de cogitação. A solução seria dar um novo e sério parceiro ao índio baixote, com este passando para segundo plano nas novas tramas, que aos poucos deixariam o humor de lado para dar ênfase à aventura. Assim, naquele ano, aterrizou de pára-quedas na aldeia um repórter fotográfico chamado Steve Roper. Este logo se tornou o protagonista da trama (agora chamada "Steve Roper and Wahoo"), com Wahoo transformado em seu ajudante (no estilo "o amigo trapalhão do herói").

Em 1946, o divertido Chefe Wahoo começou a desaparecer da historieta até que, no ano seguinte, desaparecera dela por completo. A esta altura a tira, já totalmente de aventura, era chamada apenas de "Steve Roper". Mas o desenhista Woggon não se adaptara bem à mudança. Tinha dificuldade em fazer figuras realistas, como a nova fase pedia. Assim, passou o desenho para outros artistas anônimos (mas com a assinatura de Woggon estampada), ficando apenas como letrista da série.

Allen Saunders foi sucedido em "Steve Roper" e "Mary Worth" por seu filho, John, durante os anos 50 e 70, respectivamente. Saunders se aposentou no final dos anos 70 (por volta de 1978-79), indo morar em Toledo.

- Antônio Luiz Ribeiro


(na foto, Saunders por volta dos anos 60)




Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 25/05/2008 21:51:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro