Comic Boom!


Zorro



Nome: Diego de La Vega
Nome original: Zorro
Licenciador: Zorro Productions Inc.
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Johnston McCulley

Lista de revistas com participação de Zorro

Clássico personagem capa-e-espada, Zorro apareceu pela primeira vez em um "pulp" (revista popular de contos de aventura), em 1919. Baseado em um antigo herói histórico inglês, o Pimpinela Escarlate, Zorro estreiaria no cinema mudo já no ano seguinte. Seguiram-se seriados e filmes, feitos aos montes nos anos 30/40.

"Zorro" conta as aventuras do aristocrata Don Diego de la Vega, nascido em 1782 (Diego tem 24 anos na primeira história), filho de Don Alejandro e Chiquita, que, ao voltar para a velha California, a encontra sob o controle de tiranos. Mas o que os inimigos não sabem que é que Diego é mais do que um almofadinha. A mãe morre durante algum ponto da sua infância, e ele é mandado para Madrid para completar seus estudos (a morte de Chiquita é estabelecida nas histórias de McCully e confirmada na série da Disney e em outras versões. A presença de Chiquita no filme de 1940, "A marca do Zorro", é um erro de continuidade e não deve ser considerado), onde se torna um dos melhores espadachins e lutadores do mundo.

Quando volta, em 1806, e descobre que seu pai, o alcalde, foi substituído pelo corrupto Luis Quintero e seu brutal cúmplice, o comandante Capitão Juan Ramon, Diego finge ser um inofensivo covarde, para que possa combatê-los sob o disfarce de El Zorro. ("The curse of Capistrano", filmado várias vezes como "A marca do Zorro", "The bold Caballero" e outros títulos). O nome de Quintero é revelado na versão de 1940, "A marca do Zorro", mas a idéia de ele ser o pai de Lolita é um erro cronológico e não deve ser considerado.

Entre os capangas dos vilões, está o sargento Gonzales. Todo o bando uniformizado está explorando os aldeões, os religiosos e os índios, que vêem Zorro como seu salvador. De fato, com a ajuda do povo, Diego derrota os inimigos. Após esses eventos, nosso herói prepara-se para casar com Lolita, mas o vingativo Ramon consegue a ajuda do pirata Bardosa, e Zorro deve enfrentá-lo antes do casamento (eventos revelados no pulp "The further adventures of Zorro", de McCully).

Lolita adoece e é levada a Espanha para três anos de tratamento. Diego continua a cavalgar como Zorro, e a maioria das histórias curtas de McCully publicadas na revista “West” se passa nessa época. E é esse o período em que se situa a série de TV “Zorro”, da Disney, com Guy Williams. Nesse perído, a "raposa" conta com ajuda de seu novo criado, o mudo Bernardo. Os principais inimigos do herói nessa época são o Capitán Monastario e seu segundo-em-comando, o hilário e gorducho sargento Garcia, substituindo o derrotado sargento Gonzales. Vale ressaltar que a violência e diálogos das versões anteriores foram amenizados para a série de TV, com Williams fazendo a marca do "Z" nas roupas dos adversários, e não mais na testa ou pescoço dos mesmos, onde deixava uma visível cicatriz. E o Don Diego afeminado foi substituído por um pacato intelectual devorador de livros e poesia.

Nos quadrinhos, Zorro "foi publicado de forma irregular pela Dell Comics de 1949 a 61. Algumas dessas histórias já são hoje clássicos dos comic books americanos, pois foram desenhados por Alex Toth e Warren Tufts.

A partir da segunda metade dos anos 50, Zorro foi parar nos gibis de bolso franceses (os "Petits Formats") publicados pela SFPI - Societé Française de Presse Illustrée (antiga SEG), sob supervisão de Jean Pape e desenhado por André Oulié. Com a aposentadoria deste, em 1968, Pape assumiu seu lugar nos desenhos. Esse material francês foi publicado entre nós pela EBAL. Pape aposentou-se em 1980, quando a SFPI fechou as portas.

Além da França, o Brasil, via editora Abril, também produziu seu próprio material, principalmente quando as HQs do Zorro da Disney (baseadas na série de TV) escassearam. Entre os desenhistas da versão brazuca, estava Rodolfo Zalla.

Em 1988, a editora americana Eclipse lançou dois álbuns.


(acima, o inesquecível personagem desenhado por Alex Toth)

Zorro



Relate algum problema encontrado nesse personagem