Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Zeus



Licenciador: Domínio Público
País de origem: Grécia


Lista de revistas com participação de Zeus

Zeus é o Senhor dos Céus e Deus Supremo da mitologia Grega. Filho mais novo de Cronos, Rei dos Titãs, e Rhea (Réia), nasceu no Monte Ida, Ilha de Creta. Conhecido pelo nome Romano de Júpiter, tinha como irmãos Poseidon, Hades, Deméter, Héstia e Hera — de quem era também marido. Foi pai de diversos deuses, como Atena, Ártemis e Apolo, e semi-deuses, como Heracles. Havia muitas estátuas erguidas em honra de Zeus, sendo que a mais magnífica estava em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os jogos olímpicos eram realizados em sua honra.

Na maior parte do tempo, Zeus permanece no cimo do monte Olimpo, mas também viaja. Preside ás manifestações celestes, provoca a chuva, lança o raio e os relâmpagos mas, sobretudo, mantém a ordem e a justiça no mundo. Encarregado de purificar os assassínios da mácula do sangue, zela pela conservação dos juramentos e pelo respeito dos deveres devidos aos hóspedes; é a garantia do poder real e, em geral, da hierarquia social. Exerce estas prerrogativas em relação aos homens e aos deuses.

Ele próprio está submetido ao Destino, de que é o intérprete e que defende contra a fantasia dos outros deuses. É o distribuidor dos bens e dos males. Homero, na Ilíada, conta que, na porta do seu palácio, existem duas jarras, uma contendo os bens, e outra os males. Normalmente, Zeus tira o conteúdo alternadamente de uma e de outra para cada um de nós. Mas, por vezes, tira exclusivamente de uma delas e o destino que daí resulta é ou inteiramente bom ou, e é o que mais se verifica, inteiramente mau.

Durante muito tempo quem governou a Terra foi o tirano Urano (o Céu). Até que foi deposto por Cronos, seu filho. Então Urano profetizou que Cronos também seria destronado por seu próprio filho.

Cronos, temendo a maldição, passou a devorar vivos os próprios filhos, logo que estes nasciam. Ao nascer o sexto filho, Réia decidiu recorrer à astúcia e salvar o pequeno Zeus, que acabava de nascer. Deu-o à luz de noite, secretamente, e, de manhã, levou a Cronos uma pedra envolta em panos que Cronos devorou, acreditando que se tratava de uma criança.

Reia levou o filho para um local seguro, dando-lhe o nome de Zeus (Tesouro que reluz). Quando Zeus atingiu a idade adulta, quis apoderar-se do poder que Cronos detinha. Pediu, então, conselho a Métis (a Prudência), que lhe deu uma droga, graças à qual Cronos foi obrigado a vomitar as crianças que devorara. Apoiando-se nos irmãos e irmãs, Zeus atacou Cronos e os Titãs. A luta durou dez anos. No final, Zeus e os Olímpicos venceram e expulsaram os Titãs do Céu. Para obter esta vitória, Zeus, a conselho de Geia, libertou do Tártaro os Ciclopes e os Hecatonquiros, que Cronos aí aprisionara. Para isso, matou a sua guardiã, Campe. Os Ciclopes deram, então, a Zeus o trovão e o raio, que tinham forjado; deram a Hades um elmo mágico que tornava invisível quem o usasse; e a Poseídon, o tridente, cujo embate agita a terra e o mar. Uma vez vencedores, os deuses partilharam o poder, tirando-o à sorte. Poseídon ficou com o Mar, Hades com o Mundo Subterrâneo e Zeus obteve o Céu e a preeminência sobre o Universo.

A vitória de Zeus e dos Olímpicos foi, todavia, contestada. Juntamente com os Olímpicos, Zeus teve de lutar contra os Gigantes, postos contra ele pela Terra, irritada por saber que os seus filhos, os Titãs, estavam aprisionados no Tártaro. Finalmente, como última prova, Zeus enfrentou Tífon e este foi o combate mais rude que teve de travar. No decurso da luta, foi feito prisioneiro e mutilado pelo monstro, mas um estratagema de Hermes e de Pã libertou-o e, por fim, alcançou a vitória.

Zeus



Relate algum problema encontrado nesse personagem