Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Zé Pelintra



Nome original: José dos Anjos
Licenciador: Domínio Público
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Zé Pelintra

Zé Pilintra ou Zé Pelintra (como é conhecido em alguns lugares) é uma entidade espiritual de origem afro-brasileira respeitada e adorada por muitos, faz parte da Linhas dos Malandros e possui uma grande importância para a representação daqueles que se encontraram durante as suas vidas marginalizados pela sociedade, pois prova através de sua ação como Guia Espiritual que o falso conceito de malandro nada mais é do que um esteriótipo criado por aqueles que não possuem a visão dos verdadeiros desafios no caminho dos humildes.

Entretanto, para compreender melhor a atuação desse guia solidário é preciso entender o que é estar à margem da sociedade e optar pela malandragem. Zé Pilintra foi daquelas pessoas que tiveram uma vida de muito sofrimento. Assim como muitos outros brasileiros, sua dignidade foi colocada à prova muitas vezes e mesmo assim ele desencarnou sem guardar rancor em seu peito. Após a sua morte, ele acreditou na salvação e sua devoção trouxe a ele uma elevação espiritual superior pela força da sua confiança e entendimento do Divino.

A história mais aceita dessa entidade é que ele tenha nascido no povoado de Bodocó, sertão pernambucano. E sua família precisou mudar para Recife, devido a uma grande seca que devastou toda a região.

Infelizmente, quando menos esperava, o menino José dos Anjos perdeu toda sua família, vítima de uma doença desconhecida. Sem ter para onde ir, se criou no rua no meio do porto, se sustentando como podia.

Dormia em meio a malandragem e trabalhava como garoto de recados, cresceu tendo a noite em suas mãos: amava os jogos e as mulheres.

Zé possuía grande habilidade com facas, ninguém tinha coragem de enfrentá-lo, era temido até mesmo pela polícia. Na juventude, decidiu então mudar-se para o Rio de Janeiro, e logo passa a ser conhecido nas áreas boêmias da cidade. O caboclo de sangue quente encontra-se em um cenário de transformação, onde os mais pobres começam a povoar pedaços das cidades em desenvolvimento, surgindo assim as favelas.

Exímio conhecedor de tratamentos com ervas (adquirido entre o povo nordestino), temido nas mesas de jogos e apostas, e principalmente um grande galanteador, não se sabe ao certo como aconteceu o assassinato do Zé, mas pode-se afirmar que foi pelas costas. Pois não havia ninguém no litoral carioca capaz de enfrentar o Pilintra frente a frente.

Zé Pelintra



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Marcos Nash
  • Adicionado por
    Marcos Nash
    em 23/02/2020 16:02:00
    Editado por Marcos Nash