Zatanna



Nome: Zatanna Zatara
Nome original: Zatanna
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Gardner Fox, Murphy Anderson

Lista de revistas com participação de Zatanna

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Hawkman (1964)  n° 4 - DC Comics
Super-heroína das HQs da “Liga da Justiça”, “Gavião Negro” e outros heróis da editora DC. Surgiu em 1964, como coadjuvante das aventuras do Gavião. A nova personagem agradou e começou a aparecer em outras revistas da empresa. Zatanna era uma jovem e bela mágica que procurava seu pai desaparecido, Zatara (muito parecido com o Mandrake). Usava uma roupa de espetáculos teatrais parecida com a de seu pai. Mas, no lugar de usar calças, se apresentava com meias arrastão e sapatos de salto alto. Costuma conjurar suas mágicas através de frases ou palavras pronunciadas ao contrário, o mesmo método que era usado por seu pai.

Em 1978 os editores “inovadores” da DC mudaram seu uniforme, dando a ela um traje colante estilo “disco”. Essa nova Zatanna, que estreiou no n° 161 da “Liga”, não agradou muito, e a antiga roupa acabou retornando.

Seu pai iniciou sua carreira como mágico circense aos 19 anos, dando continuidade ao legado de seu avô. Estudou ilusionismo e acabou se interessando por feitiçaria, chegando, inclusive, a ler os manuscritos de seu ancestral, Leonardo DaVinci. Devido ao estilo DaVinciano de escrever de trás para frente, Zatara resolveu incorporar tal estilo aos seus encantos, invocando-os da mesma maneira. Ao aprofundar seus estudos na feitiçaria, chegou à conclusão de que eles seriam úteis no combate ao crime e a publicidade de suas prisões traria mais espectadores às suas apresentações. Desta forma, prendeu muitos gângsters durante a década de 30 e com o início da Segunda Guerra Mundial, chegou a integrar o Comando Invencível.

Com o término da Guerra e a dissolução do Comando Invencível, iniciou uma viagem pelo mundo, lutando contra magia negra e seres de outras dimensões até que, numa batalha na Turquia, acabou preso por uma avalanche, sendo resgatado por uma feiticeira chamada Sindella, oriunda da raça mística dos "homo magi", uma linhagem divergente da humanidade com grande perceptibilidade para a feitiçaria.

Os dois se apaixonaram, casaram e se mudaram para a América, onde tiveram uma filha, Zatanna. Algum tempo após o nascimento de Zatanna, Sindella simulou sua própria morte em um acidente de carro e voltou para o seu povo, na Turquia, evitando assim, que Zatanna fosse capturada por membros da homo magi.

Zatanna cresceu e iniciou carreira como ilusionista da mesma forma que seu pai. Rapidamente ela se tornou uma super-heroína (como o pai). Nesse período, Zatanna aprimorou com maestria seus poderes e passou a figurar entre os principais ocultistas da Terra. Quando achou que já estava pronta, iniciou uma busca para resgatar seu pai. Para isso, reuniu alguns heróis da Liga da Justiça e juntos foram para a dimensão mística de Kharma, onde Zatara estava. Lá, encontraram a contraparte heróica de Allura que forçou sua parte maligna a remover a maldição.

De volta, Zatara decidiu se aposentar, deixando o legado da família para sua filha, que passou a dividir a agenda de suas apresentações com o combate ao crime, lutando ao lado da LJA por várias vezes até se tornar membro efetivo da equipe.

Na série de TV “Smallville”, foi interpretada por Serinda Swan (episódio “Hex”, de 2009).


Relate algum problema encontrado nesse personagem