Vertigo: Além do Limiar


William Riker



Nome: William Thomas Riker
Licenciador: Famous Enterprises, Inc.
Criado por: Gene Roddenberry

Lista de revistas com participação de William Riker

Personagem da série de TV de ficção científica “Jornada nas estrelas: A nova geração” (1987-94). Riker é o primeiro-oficial (“Número Um”) da nave U.S.S. Enterprise-D, no século 24. Embora tenha aparecido desde o primeiro episódio, a origem de Riker só foi revelada em aventuras posteriores, em “doses homeopáticas”.

Em “The Icarus factor” (1989), episódio da segunda temporada, seu pai, Kyle (interpretado por Mitchell Ryan), visita a “Enterprise” para lhe oferecer o comando da U.S.S. Aries, o qual o jovem recusa. O público fica sabendo que Riker cresceu em Valdez, Alaska, e que sua mãe, Elizabeth, morreu quando ele tinha dois anos, sendo ele criado por seu pai até aos 15, quando deixou sua casa. No referido episódio, Riker não tem falado com seu pai há 15 anos, mas no final da trama eles se reconciliam.

Antes da “Enterprise”, Riker serviu em três outras naves: a “ Pegasus” (como alferes navegador), a “Potemkin” (tenente chefe da segurança) e a “Hood” (primeiro-oficial). No decorrer da série de TV, ele teve oportunidades de ser promovido a capitão de uma nave, mas recusou.

Em “The Pegasus” (1994, episódio da sétima e última temporada) é revelado que, antes da “Enterprise”, nosso herói foi, “12 anos atrás”, navegador (leme) da U.S.S. Pegasus, uma nave da classe “Oberth” — o mesmo tipo da “Grissom” (aquela nave científica destruída pelos Klingons no filme “Jornada nas estrelas III: À procura de Spock”, de 1984). Na ocasião, Riker, um alferes recém saído da Academia da Frota Estelar, estava sob o comando do então capitão da “Pegasus”: o atual almirante Eric Pressman (vivido por Terry O'Quinn). Na ocasião, houve um motim na “Pegasus”, liderado pelo primeiro-oficial e pelo engenheiro-chefe da nave. O inexperiente alferes Riker foi um dos que defenderam seu capitão, protegendo-o com um “phaser” (a popular pistola de raios usada na série), sem saber que Pressman não era tão inocente assim.

Após o incidente na “Pegasus”, Riker foi enviado ao planeta Betazed. Lá ele conheceu Deanna Troi (Marina Sirtis) que, anos mais tarde, seria sua colega na “Enterprise” (evento visto na telessérie) e sua esposa.

Em “Second chances” (1993), episódio da sexta temporada, é revelado que, oito anos antes de ingressar na “Enterprise”, Riker era tenente na U.S.S. “Potemkin”. Na ocasião, teve seu corpo acidentalmente duplicado devido a um defeito do teletransporte (causado por um campo de distorção). O “segundo” Riker é afinal descoberto pela equipe da “Enterprise” e batizado de “Thomas”, que revela-se ser o nome do meio do Riker original.

Ainda em “The Pegasus”, o capitão Picard, da “Enterprise”, explica como escolheu Riker para ser seu primeiro-oficial na nave. Quando seu atual “Número Um” era primeiro-oficial na U.S.S. Hood, houve um incidente no planeta Altair III. Na ocasião, Riker não permitiu que o seu capitão, DeSoto, se teletransportasse durante a crise. Ele desobedeceu uma ordem direta e correu o rico de ir para corte marcial porque pensou estar agindo certo. Ao ler esse relatório, Picard soube que finalmente tinha encontrado o seu primeiro-oficial, pois queria alguém com atitude (uma característica de um bom oficial, de acordo com Picard) para ser seu braço direito na ponte de comando.

Uma das últimas aparições de Riker foi no filme “Jornada nas estrelas: Nemesis” (2004). Na ocasião, ele finalmente aceita a promoção de capitão de uma nave (no caso, a U.S.S. Titan).

- Antônio Luiz Ribeiro

William Riker



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 08/12/2007 17:09:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro