Viúva Negra II



Nome: Natalia Alianovna Romanova
Nome original: Black Widow II
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Don Heck, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Viúva Negra II

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Tales of Suspense (1959)  n° 52 - Marvel Comics
Realidade:
Terra 616 (O Universo Marvel Recorrente)

Personagem das HQs de “Homem de Ferro” e outros heróis da editora Marvel. Embora tenha aparecido pela primeira vez na revista “Tales of Suspense” n° 52, de 1964, sua origem só foi revelada anos depois: Natasha Romanoff (como é mais conhecida) foi salva de um incêndio por Ivan Petrovich. Matriculada na escola pelo governo soviético, ela se mostrou a melhor aluna. Ela era a melhor em tudo... ginástica, dança, artes marciais... e isso não passou despercebido ao estado soviético. Anos depois, treinando em uma academia, conheceu Alexi, com quem se casou. Ele era um dos pilotos soviéticos mais consagrados... e os russos tinham planos para ele.

Os agentes do governo forjaram um acidente com o avião de Alexi para que ele fosse dado como morto e, em segredo, transformado em agente especial. Para Natasha, contaram que ele havia morrido. Desesperada e sem saber o que fazer ela foi submetida a um treinamento intensivo e recebeu o nome-código de “Viúva Negra”.

O primeiro trabalho da Viúva foi roubar segredos industriais. Ela se infiltrou nas indústrias Stark e tentou levar planos de armas.

Em uma de suas missões, a espiã conheceu o Gavião Arqueiro. Ela usou o usou para roubar segredos de Stark (o Homem de Ferro). Só que as coisas não saíram como o esperado, pois se apaixonou pelo heróico parceiro. Foi assim que ela desertou pela primeira vez para os Estados Unidos.

Mas, pouco depois, a “traidora” foi capturada e levada de volta à Cortina de Ferro. Lá foi forçada a retornar ao Serviço se não quisesse ver seus pais mortos.

A Viúva voltou para os Estados Unidos usando um uniforme especial. Se juntando novamente ao Gavião, voltou a atacar as indústrias Stark.

Tempos depois, foi revelado que a Viúva sofrera uma lavagem cerebral em seu país: após reunir alguns supervilões para enfrentar os Vingadores (que, na época, tinham como membro o Gavião Arqueiro), ela viu o ex-namorado apanhar na sua frente. Foi o suficiente para neutralizar a lavagem cerebral e ela acabou ajudando os heróis americanos a derrotar seus próprios capangas.

Tempos depois, Natasha se alistou na S.H.I.E.L.D. Foi enviada numa missão especial no oriente... e enfrentou o agente soviético chamado “Guardião Vermelho”, que não era outro, senão seu “falecido” marido, Alexi. Apesar de tudo, ele ainda gostava da esposa e sacrificou a própria vida pra que ela pudesse escapar.

Com a morte do marido, desapareceram todas as suas dúvidas se devia ficar nos Estados Unidos ou voltar para a Rússia. A Viúva continuou trabalhando para a S.H.I.E.L.D., até que um dia, decidiu largar de vez o ramo da espionagem e romper com o Gavião.

Em 1970 a Viúva voltou para os quadrinhos, desta vez na revista do “Homem-Aranha” e usando um novo uniforme, parecido com a malha preta usada pela atriz Diana Rigg na série de TV britânica “Os Vingadores” (nenhuma relação com a HQ homônima da Marvel), mas que, segundo Sean Howe no livro “Marvel Comics: A história secreta”, foi baseado no uniforme de uma antiga heroína dos quadrinhos, “Miss Fury” (ver pág. 125 da edição brasileira). Foi explicado aos leitores que a Viúva começou a freqüentar festas da alta sociedade. Só que aquela vida não era pra ela. Ela logo se cansou de tudo e voltou ao anonimato. Foi aí que nossa heroína (leia-se John Romita) desenhou esse novo uniforme muito mais equipado que o primeiro e decidiu enfrentar o Homem-Aranha para saber se ainda estava em forma. Pouco depois, ela conheceu o Demolidor e começou a combater o crime do lado dele. Os dois foram mais que simples parceiros, mas esse amor não durou muito. Eles começaram a discutir freqüentemente até que acharam melhor terminar tudo. Ela então partiu para Los Angeles, onde formou o supergrupo dos Campeões. A Viúva teve um caso curto com Hércules, mas não houve maiores conseqüências. Depois que o grupo se desfez, a Viúva voltou a trabalhar para a S.H.I.E.L.D. e depois acabou entrando para os vingadores.

Entre os artistas que trabalharam na Viúva Negra estão Don Heck, John Buscema e Paul Gulacy.

Nos filmes “Homem de Ferro II” e “Os Vingadores” (2012) é interpretada por Scarlett Johansson.


Relate algum problema encontrado nesse personagem