Ofertas na Amazon!


Visg



Licenciador: Autoral
País de origem: Brasil
Criado por: Mario Rafael Candia - ‘M. R. Candia’

Lista de revistas com participação de Visg

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Visg  n° 1 - Jotaesse
Visg é um operativo de elite frequentemente acionado pelo coronel Medeiros, das Forças Armadas, por meio da agente Vera Ramos, sempre que surge um caso de alta complexidade. Baseado na Planície Amazônica, ele opera com uma combinação de tecnologia avançada e habilidades extraordinárias.

Seu equipamento inclui um cinto capaz de gerar um campo magnético que interfere na eletricidade ao redor, desligando instantaneamente qualquer dispositivo próximo. Sua capa emite uma luz especial que induz um breve estado de paralisia em quem estiver ao alcance.

Além disso, Visg domina o chamado Processo da Concentração, uma habilidade mental que lhe permite visualizar eventos passados ocorridos exatamente no local onde se encontra. Sua audição também é extremamente apurada, tornando-o um rastreador excepcional.

Para se deslocar, conta com o Visg-Car, um veículo de alta velocidade, e com seu próprio avião, igualmente nomeado em sua homenagem.

Nota:

A popularidade de "Batman", nos anos 60, acabou gerando inúmeros super-heróis brazucas. Naquela época, a editora paulista Jotaesse lançou "Visg" que, como o Homem-Morcego, tinha o Visg-Car e um Visg-Avião, além de colaborar com a polícia.

O herói era produzido no estúdio Dois na Arte e o desenhista assinava M. R. Candia. Nada muito original. Além de "Batman", tinha “influência” também do "Fantasma" (claro!), pois Visg vivia em um lugar remoto (no caso, a Planície Amazônica) e, quando não queria chamar a atenção por causa de seu uniforme berrante, usava um sobretudo, óculos e chapéu.

O uniforme lembrava um pouco ao do nipônico National Kid, inclusive na máscara. Aliás, máscara era um acessório obrigatório nos heróis dos anos 60, pois fizeram uma pesquisa na época e constataram que os leitores gostavam mais de heróis com máscara, como os já citados, além do Lone Ranger e outros.

Os desenhos de Candia seguiam a linha clara, lembrando um pouquinho os de Sy Barry (o desenhista do Fantasma) e seus assistentes.

Em julho de 2000 anunciou-se que vários super-heróis dos anos 60 possivelmente voltariam em “edições especiais”. Porém, só os desenhados por Eugênio Colonnese voltaram, em uma única edição especial. Visg e muitos outros ficaram de fora.

- Antônio Luiz Ribeiro













Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 01/10/2009 16:00:00