Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(61)
A
(3116)
B
(2776)
C
(4172)
D
(2937)
E
(1540)
F
(1510)
G
(2154)
H
(1629)
I
(833)
J
(2239)
K
(1370)
L
(1998)
M
(3972)
N
(1111)
O
(802)
P
(2669)
Q
(195)
R
(2371)
S
(4154)
T
(2784)
U
(334)
V
(973)
W
(542)
X
(290)
Y
(266)
Z
(627)
Vingador
Nome:
Nelson Coston
Licenciador:
Taika
Criado por:
Hélio Porto
Lista de revistas com participação de Vingador
Primeira aparição no:
Brasil
Criado por Hélio Porto e lançado em 1961 pela Editora Outubro, O Vingador foi um dos mais marcantes heróis brasileiros de faroeste dos quadrinhos. A série teve ao todo 40 edições, além de almanaques e participações em gibis de outros personagens, permanecendo em publicação regular até 1966. Anos depois, em 1972, o herói voltou às bancas pela Editora Taika, que republicou as aventuras originais em cerca de 20 números adicionais e alguns almanaques, permitindo que uma nova geração de leitores conhecesse o personagem.
As histórias não ficaram restritas apenas ao seu criador. Além de Hélio Porto, os roteiros também foram escritos por Helena Fonseca e Gedeone Malagola. Alguns dos artistas da série contribuíram igualmente como roteiristas, como Walmir Amaral, Osvaldo Talo e Miguel Lima. Entre os desenhistas que deram vida ao herói mascarado estiveram Ernesto Capobianco, Juarez Odilon, Edmundo Rodrigues, Nico Rosso, Lyrio Aragão, Fernando de Lisboa e José Delbó — artista argentino que mais tarde trabalharia nos Estados Unidos com personagens consagrados. As capas também contaram com nomes importantes, como Jayme Cortez, Sérgio Lima e Rodolfo Zalla.
Inspirado nos populares heróis mascarados dos faroestes americanos — como Zorro, Lone Ranger e Durango Kid — o personagem segue a tradição do justiceiro solitário das pradarias. A história começa com Nelson Coston, um jovem que presencia o assassinato covarde de seu pai. Após obter vingança, ele passa a vagar pelo Oeste como um cavaleiro errante. Em uma de suas jornadas, Nelson salva um idoso em perigo e descobre que ele é o Vingador original, um herói já envelhecido que havia atuado décadas antes. Reconhecendo no rapaz um sucessor digno, o veterano lhe entrega sua máscara, passando adiante o legado.
Diferente de alguns heróis que jamais revelam o rosto, Nelson mantém sua vida civil enquanto atua secretamente como o novo Vingador. Assim, armado de coragem e guiado por um forte senso de justiça, ele percorre as pradarias combatendo criminosos e defendendo os inocentes, tornando-se um dos representantes mais lembrados do faroeste nos quadrinhos brasileiros.
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 16/06/2013 12:02:00
Editado por
Guia dos Quadrinhos
,
Nabil Helal
,
Antônio Luiz Ribeiro
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*