Vertigo: Além do Limiar


Vespa



Nome: Janet Van Dyne
Nome original: Wasp
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Vespa

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Tales To Astonish (1959)  n° 44 - Marvel Comics
  • Brasil
    Poderoso Thor, O (Álbum Gigante)  n° 0 - Ebal
Vespa é a heroína parceira e mulher de Hank Pym, o Homem-Formiga (ou Gigante e Golias, quando atinge estatura monstruosa). Como bem diz o nome, Vespa e Homem-Formiga são heróis do tamanho de insetos, mas com força proporcional à seu tamanho normal. Ela foi criada para as HQs do Homem-Formiga, nos anos 60, uma socialite que quis vingar a morte do pai. Pym, sensibilizado (ele também perdera a mulher, assassinada por comunistas húngaros), lhe deu os mesmos poderes que tinha, surgindo assim uma famosa dupla de super-heróis em miniatura.

Rapidamente a nova personagem se tornou popular entre os leitores, chegando a ganhar pequenas historietas próprias.

Em 1963, a dupla passou a aparecer dentro das HQs dos Vingadores, grupo de heróis que reunia outros astros da Marvel Comics de então: Thor, Homem de Ferro e Hulk.

No Brasil, a personagem chegou a ser chamada de "Vilma Vespa" e "Wasps" .

Filha de renomado cientista e casada com outro, a Vespa fez parte da formação original dos Vingadores e obteve seus poderes graças a Hank Pym, inicialmente parceiro de aventuras, depois esposo e - por fim - ex-marido. Equivocadamente aparentando ser uma heróina frágil, rapidamente mostrou seu valor no grupo e chegou até mesmo a ser líder dos Vingadores. Segundo alguns, a melhor líder até hoje. Foi uma das personagens com maior troca de uniformes até então, o que acabou sendo incorporado como uma característica da heróina ser uma estilista nas horas vagas. Foi recentemente dada como morta no final da minissérie Invasão Secreta.


Relate algum problema encontrado nesse personagem