Comic Boom!


Valentina



Nome: Valentina Rosselli
Nome original: Valentina
Licenciador: Guido Crepax
Criado por: Guido Crepax

Lista de revistas com participação de Valentina

A bela e longilínia Valentina Rosselli apareceu pela primeira vez em julho de 1965, na revista italiana “Linus” n° 4, como coadjuvante nas HQs do investigador “Neutron” (uma espécie de “Mandrake” italiano). Na trama, ela era uma fotojornalista vinda de Milão, namorada do herói de “olhar paralisante” (o desenhista, Guido Crepax, se valia de closes e ângulos diferentes nos quadrinhos). Calcada na fisionomia da atriz Louise Brooks, a nova personagem acabou ganhando espaço e o pobre Neutron acabou rebaixado para coadjuvante. Em 1967 Valentina já era a titular da série. O primeiro epísódio foi “La curva di Lesmo” (sobre a curva do Grand Prix de Monza de Fórmula 1). Ainda em 1967 foi lançada a revista italiana “Ali Baba”, publicando um dos mais interessantes episódios da personagem: “La forza di gravitá”.

Com o tempo, Guido Crepax, o autor, foi afastando a historieta da fantasia e do policial e aproximando-a do erotismo e do psicodélico, com Valentina vivendo estranhos sonhos e alucinações, o que fez com que a história fosse chamada de “quadrinho de maconheiro” pelos mais conservadores.

Em 1973 Valentina chegou ao cinema, num filme chamado “Baba Yaga”, dirigido por Corrado Farina, onde foi interpretada pela atriz francesa Isabelle De Funès. Seguiu-se, em 1989, uma série de TV italiana com 13 episódios de 30 minutos cada, com a americana Demetra Hampton como Valentina e Russel Case como Neutron.

- Antônio Luiz Ribeiro

Valentina



Relate algum problema encontrado nesse personagem