Ofertas na Amazon!


Tupã



Licenciador: Domínio Público
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Tupã

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Alguns afirmam, que Tupã era considerado um deus bondoso e criador da natureza e dos seres humanos, o qual se casando com Jaci que morava na lua, criaram a natureza e também os primeiros seres humanos. Já outros, comentam que Tupã na realidade, era a voz de “Nhanduguaçu” em forma de trovão, esse sim, era o deus verdadeiro que havia criado Tupã, conforme a crença Tupi – Guarani.

Origem de Tupã
A semelhança do Deus dos cristãos, ele não foi criado por ninguém, é sempre existiu. Esse deus dos trovões e tempestades, que era a divindade dos indígenas brasileiros é um tipo do deus nórdico Thor. Sua voz era ouvida por meio de relâmpagos e trovões que iluminavam o céu, sendo ainda comparado ao deus grego Zeus.

Poderes de Tupã
A ele foi atribuído pelos Tupis-guaranis, o poder de criação da vida na terra e da humanidade. Se ele trovejasse, ou emitisse relâmpagos é porquê estava bravo e precisava ser acalmado com os rituais do pajé.

Parentesco de Tupã
Na mitologia, a única figura mais próxima de Tupã, seria Jaci sua esposa que morava na lua. Alguns o apresentam como sendo ele próprio o criador da natureza, enquanto em outros lugares é tido como filho de Nhanduguaçu, que após criá-lo, o fez responsável pelos trovões e relâmpagos.

Feitos de Tupã
Considerado principalmente como o responsável pelos grandes relâmpagos e os trovões, era temido e reverenciado pelos índios. Alguns indígenas atribuíam a Tupã criação da terra e dos homens.


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Marcos Nash
  • Adicionado por
    Marcos Nash
    em 12/08/2018 22:09:00
    Editado por Marcos Nash