Ofertas na Amazon!


Tillie (Ditinha)



Nome original: Tillie The Toiler
Licenciador: King Features Syndicate
Criado por: Russ Westover

Lista de revistas com participação de Tillie (Ditinha)

Uma das primeiras personagens femininas de destaque nos quadrinhos da Era do Jazz, junto com "Betty Boop", "Winnie Winkle" e "Rosie" (de "Pafúncio"). Mas ao contrário de Betty, protótipo de melindrosa" moderna, Tillie era uma trabalhadora assalariada, que vivia dando duro.

"Tillie" (também conhecida no Brasil como "Ditinha") foi criada por Russ Westover, desenhista já com certa experiência (iniciara sua carreira em 1904 como cartunista esportivo). "Tillie the Toiler" estreiou em 3 de janeiro de 1921 (uma segunda-feira) como tira diária. A página dominical apareceu em 10 de outubro de 1922. Tanto as diárias quanto as dominicais eram distribuidas pelo King Features.

A HQ foi um sucesso e deu origem a um filme feito pela Cosmopolitan Pictures em 1927. Em 1926, Westover acrescentou outra HQ na sua página dominical: "The Van Swaggers".

Quando o volume de trabalho começou a ficar pesado, o já consagrado cartunista contratou um jovem assistente para "Tillie": Alex Raymond (o futuro criador de "Flash Gordon"). Westover era ex-vizinho e amigo pessoal de Raymond e, portanto, estava ciente do talento do rapaz para desenho. Raymond tinha perdido o emprego anterior, no decorrer da quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. Aquela nova oportunidade que Westover lhe oferecera foi fundamental para o alavancar de sua carreira. (*)

Westover trabalhou com "Tillie" e "The Van Swaggers" até sua aposentadoria, no começo dos anos 50. "Tillie" passou então para o pincel de Bob Gustafson, até 1959.

No Brasil, Tillie também ficou conhecida como "Ditinha".

- Antônio Luiz Ribeiro


Fonte —
(*) "Fon-Fon" no. 7 (maio de 1991), de Aníbal Cassal, pág. 51.

Tillie (Ditinha)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 21/05/2009 22:10:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro