Vertigo: Além do Limiar


Tia Nastácia



Licenciador: Domínio Público
País de origem: Brasil
Criado por: Monteiro Lobato

Lista de revistas com participação de Tia Nastácia

Tia Nastácia é a cozinheira do Sítio, medrosa mas de bom coração, a “segunda avó” das crianças do Sítio.

A extrema bondade de tia Nastácia dava-lhe, no contexto do Sítio do Pica-pau Amarelo, o verdadeiro ar de brasilidade, junto a uma Dona Benta de formação cultural européia. Enquanto esta falava de Hans Staden, e apresentava aos netos a Mitologia Grega, foi pela boca de tia Nastácia que dezenas de Histórias do folclore brasileiro foram sendo narradas, com deleite, aos meninos do Sítio.

Além de alimentar a turma do Sítio com seus quitutes, alimenta a imaginação das crianças com suas histórias. Por seus lábios, personagens menosprezados do rico fabulário popular encontraram meios de chegar aos leitores mirins do Brasil, e tia Nastácia tornou-se o centro das atenções, em “Histórias de tia Nastácia” – um dos livros da série. Tia Nastácia é a personagem que representa a sabedoria popular, a sabedoria do povo.

Quando vivo, Monteiro Lobato disse ao jornalista Silveira Peixoto em uma entrevista, que a personagem de seus livros foi inspirada em uma mulher chamada Anastácia, que trabalhava em sua casa como cozinheira, e babá de seus filhos. A “Anastácia real” é descrita como uma negra alta, magra, de canelas e punhos finos.





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Canyon
  • Adicionado por
    Canyon
    em 25/09/2009 06:51:00