Vertigo: Além do Limiar


Telê Santana



Nome: Telê Santana da Silva
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Telê Santana

Telê Santana da Silva [1931-2006] foi um dos mais importantes treinadores e jogadores da história do futebol brasileiro. Em 2019, figurou na 35ª posição da lista de 50 maiores treinadores de futebol de todos os tempos, publicada pela revista francesa France Football, na qual foi único brasileiro. Em pesquisa realizada pela revista esportiva Placar, nos idos da década de 1990, foi eleito por jornalistas, jogadores e ex-atletas o maior treinador da história da Seleção Brasileira, mesmo com a derrota em duas Copas do Mundo, o que lhe rendeu a fama de “pé-frio” por muito tempo. A partir de 1990 até o início de 1996, comandou o São Paulo, conquistou duas vezes a Taça Libertadores da América e a Copa Intercontinental. É considerado o maior treinador são-paulino de todos os tempos e um dos ídolos do clube, onde foi apelidado pela torcida com a alcunha de "Mestre Telê".

Como jogador, é ícone do Fluminense pela intensa dedicação que ofereceu ao seu clube do coração — que lhe valeu o apelido "Fio de Esperança" —, onde também começou a sua carreira de treinador. Até hoje, é o técnico que mais dirigiu o Atlético Mineiro em jogos oficiais, com 434 jogos. Em janeiro de 1996, após sofrer uma isquemia cerebral, teve que abandonar o futebol e viu a sua saúde debilitar-se profundamente, com problemas na fala e na locomoção, entre outros. Apesar de debilitado, acreditava que poderia voltar a trabalhar e, nos dias de mau humor, culpava a família por “impedi-lo”. No começo de 1997, chegou a fechar contrato para ser o técnico do Palmeiras, mas seus problemas de saúde impediram que assumisse o cargo, o qual foi assumido por Márcio Araújo, que seria seu auxiliar.

No dia 21 de abril de 2006, após ficar internado por cerca de um mês devido a uma infecção intestinal, a qual desencadeou uma série de outras complicações, Telê Santana morreu em Belo Horizonte. Ele recebeu diversas homenagens póstumas, entre as quais os nomes do Troféu Telê Santana, de Minas Gerais, do Estádio Mestre Telê Santana da Silva, em Duque de Caxias (Rio de Janeiro), do Hotel Concentração Telê Santana, no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, do Fluminense, e de uma rua no bairro Cachoeira, em Curitiba, além de um busto no Mineirão, em 2008. Seu filho Renê criou em 2012 o Instituto Telê Santana, o qual treina jogadores de futebol desde a infância para educação e desenvolvimento social. A cidade natal de Santana, Itabirito, prepara, em parceria com o ITS, um museu sobre o técnico, o qual também contará a história da cidade.

Foram publicados os livros: Fio de Esperança — Biografia de Telê Santana (2000), com base em entrevistas dadas pelo técinco ao jornalista André Ribeiro e Telê e a Seleção de 82 – Da Arte à Tragédia, de Marcelo Mora (2012). Em filme, foi lançado, em 2009, o documentário Telê Santana: Meio Século de Futebol-Arte, dirigido por Ana Carla Portella e Danielle Rosa. Em agosto de 2016, o São Paulo, clube onde Telê mais levantou taças como treinador abriu uma campanha junto à fornecedora de material esportivo do time, a Under Armour, para que o trecho da Avenida Jules Rimet, a qual tangencia uma das entradas do Estádio do Morumbi, seja renomeada em sua homenagem.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tel%C3%AA_Santana

Telê Santana



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Jerônimo Souza
  • Adicionado por
    Jerônimo Souza
    em 28/01/2010 08:09:00