Vertigo: Além do Limiar


Surfista Prateado



Nome: Norrin Radd
Nome original: Silver Surfer
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Surfista Prateado

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Fantastic Four (1961)  n° 48 - Marvel Comics
  • Brasil
    Príncipe Submarino e O Incrível Hulk (Super X)  n° 16 - Ebal
Herói das HQs do "Quarteto Fantástico".

Criado em 1966, sua origem só viria a ser revelada dois anos depois. O jovem Norrin Radd era um habitante de Zenn-la, um mundo avançado tecnologicamente, que vivia em uma era de esplendor e paz. Durante um longo período de conquistas espaciais, Zenn-la havia colocado sua bandeira em quase todos os planetas de sua galáxia.

Depois de quase um milênio sem enfrentar qualquer ameaça, um dia o alarme da cidade principal de Zenn-la soou, e os habitantes foram informados que uma nave gigante em forma de um globo havia penetrado na galáxia atravessando todas as defesas nucleares.

Os computadores foram acionados e após um rápido cruzamento de dados, simulação e cálculo de probabilidades, eles indicaram que a única alternativa seria utilizar a arma suprema de Zenn-la, o raio de cobalto.

O raio foi disparado e a energia liberada foi tão grande que os planetas vizinhos saíram de órbita e ondas de choque devastaram todas as cidades de Zenn-la. Mesmo assim, não consegui deter a nave invasora, que havia se refugiado na quarta dimensão, ao detectar a emissão do raio.

A população estava desesperada, entregue ao medo e não tinham coragem de opor resistência ao invasor. Norrin Radd, contudo, não havia perdido a esperança. Com o auxílio de um dos cientistas do planeta, embarcou em uma nave e partiu em direção ao agressor.

Norrin tentou estabelecer contato com o invasor, mas não houve resposta. Sua nave foi sugada para o interior do globo, com uma força tremenda, e repentinamente Norrin viu-se no interior de uma complexa interior. Andando por um corredor, o jovem deparou-se de súbito com uma monumental figura, um gigante chamado Galactus, um ser que necessitava da energia de planetas para sobreviver.

Galactus revelou sua intenção de consumir a energia vital de Zenn-la, o que causaria a morte de todos os habitantes de seu planeta. Sem alternativa, pois não havia como confrontar o poder de Galactus, Norrin Radd fez uma proposta ao gigante: se Zenn-la fosse poupado, ele se tornaria o arauto de Galactus e procuraria mundos desabitados para satisfazer a necessidade de energia do ser espacial.

A proposta foi aceita e Galactus usou seu poder para transformar Norrin Radd em uma outra criatura. Sua pele foi revestida com uma substância prateada que o protegeria do calor, do frio e da falta de oxigênio. Nem o vácuo do espaço, nem o calor de mil sóis poderiam afetá-lo a partir de então. Foi-lhe dado também uma prancha voadora, indestrutível e controlada pelo pensamento. A partir daquele momento, Norrin Radd deixava de existir para dar lugar ao Surfista Prateado.

O preço a ser pago para salvar seu planeta foi grande. Norrin Radd ficaria para sempre separado de sua amada, Shalla Bal. A parir de então, o Surfista começou a procurar mundos desabitados para que Galactus pudesse consumir, e teve sucesso no início. Com o passar do tempo, porém, tal tarefa foi ficando mais difícil, até que a nave de Galactus chegou às proximidades da Terra.

O devorador de mundos estava sedento de energia e não queria esperar o encontro de outro planeta. Decidiu que consumiria a Terra. O Quarteto Fantástico interviu, e com a ajuda do Vigia, obtiveram uma arma, o Nulificador Total, único artefato temido por Galactus.

Durante o confronto, o Surfista passou para o lado do Quarteto, pois via neles o mesmo desejo de salvar o planeta que teve quando se tornou o arauto de Galactus. O gigante cósmico, porém, não perdoou a traição do Surfista. Colocou uma barreira invisível ao redor do planeta Terra que impedia que o Surfista saísse de nosso mundo.

O Surfista ficou por muito tempo exllado na Terra, incompreendido pelos homens, sendo atacado pelos que tentava ajudar, isolado das outras criaturas. Mesmo assim, sempre lutou para defender os habitantes da Terra de perigos e ameaças, inclusive as vindas do espaço.


Relate algum problema encontrado nesse personagem