Super-Homem



Nome: Clark Kent
Nome original: Superman
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jerry Siegel, Joe Shuster

Lista de revistas com participação de Super-Homem

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Action Comics (1938)  n° 1 - DC Comics
  • Brasil
    Gazetinha, A  n° 445 - A Gazeta
Considerado um dos maiores ícones do século XX, Super-Homem foi criado por dois geniais garotos judeus, fãs inveterados de ficção-científica, cuja dieta consistia de “pulps”, histórias de “John Carter de Marte” (por Edgar Rice Burroughs), histórias em quadrinhos etc.

A origem do Super-Homem (Superman, conforme o mercado editorial brasileiro na atualidade) já foi alterada diversas vezes desde que Jerry Siegel e Joe Shuster a criaram. Mas a premissa básica é sempre a mesma: no distante planeta Krypton, o sábio Jor-El descobre que seu mundo está condenado. O cientista tenta em vão alertar o pedante Conselho local, que acha a teoria absurda. É então que ele, junto à esposa, Lara, decide enviar, a moda de Moisés, seu recém-nascido filho, Kal-El, para um planeta que julgara ser adequado para a sobrevivência da criança: a Terra.

Viajando pelo espaço, a nave carregando o pequeno Kal-El chega à Terra e aterriza na pequena cidade de Smallville, Kansas, onde é encontrada por um bondoso casal de fazendeiros, Jonathan e Martha Kent.

Criado com carinho e responsabilidade por seus pais adotivos, Kal-El, agora batizado Clark Kent, cresce como um garoto relativamente comum, mas conforme o tempo passa, suas células kryptonianas passam a acumular energia solar, o que concede pouco a pouco ao jovem Clark habilidades sobre-humanas: super força, super velocidade, invunerabilidade, visão de raios-X, visão de calor, super sopro, super audição e a capacidade de voar.

Em Smallville, Clark faz amigos que o acompanham para toda a vida, como Lana Lang (sua primeira namorada) e Peter Ross. Ao se formar no colegial, Clark decide estudar jornalismo para ser repórter e, assim, estar sempre informado do que acontece no mundo à sua volta. Embora seja um excelente repórter investigativo, fuçando tudo que se passa no submundo, Kent finge ser um sujeito pacato, afim de não chamar atenção e não despertar supeitas de seus poderes.

Sabendo que perderia sua vida pessoal se por acaso revelasse sua identidade ao mundo, Kent resolve criar uma nova identidade para poder usar seus incríveis dons: cria um disfarce, passando a agir nas emergências como o Super-Homem, mas decide não usar uma máscara, pois quer que as pessoas confiem nele. Para que as pessoas não suspeitem que Kent e Super-Homem são a mesma pessoa, o repórter usa óculos de aro de tartaruga, muda seu penteado e curva um pouco sua postura corporal.

Kent passa a trabalhar no jornal “Planeta Diário”, na cidade de Metrópolis, onde conhece o editor Perry White, o sardento “foca” (depois, fotógrafo) Jimmy Olsen e a bela repórter Lois Lane, seu interesse romântico.

Conforme o tempo passa, o herói vai fazendo colegas, como Batman, Flash e Lanterna Verde, bem como inimigos, como Luthor, Metallo, Brainiac e Bizarro. Kent só foi descobrir sua origem kryptoniana muito depois de sua aparição como o Homem de Aço.


Relate algum problema encontrado nesse personagem