4
Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Sr. Mxyzptlk



Nome original: Mr. Mxyzptlk
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jerry Siegel, Joe Shuster

Lista de revistas com participação de Sr. Mxyzptlk

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Superman (1939)  n° 30 - DC Comics
  • Brasil
    Globo Juvenil, O  n° 1151 - O Globo
Supervilão das aventuras de “Superman”. Sua primeira aparição se deu em 21 de fevereiro de 1944, nas tiras diárias em preto-e-branco escritas por Whitney Ellsworth e desenhadas por Wayne Boring. Ainda naquele ano, Jerry Siegel (um dos criadores de “Superman”) encaixou sua versão de Mxyzptlk no gibi “Superman”, mais especificamente no n° 30, com data de setembro. Siegel sempre alegou que sua história foi comprada primeiro pelo editor, mas publicada depois da tira de Ellsworth & Boring.

De acordo com o escritor e pesquisador Robert Greenberger, um dia o editor Jack Schiff comprou uma aventura de Jerry Siegel (um dos criadores do famoso herói) estrelada por um duende. Ele tinha um nome praticamente impronunciável —aproximadamente Mix-yizt-pulk, em inglês (assim mesmo, com o T vindo antes do P, como era no início) — e seu tamanho escondia seus grandes poderes. Isto era algo novo para o Homem de Aço, e os leitores pareciam tê-lo aprovado, já que o cidadão mais conhecido da Quinta Dimensão voltou ao longo dos anos 40 para atormentar Superman e seus amigos.

Mxyzptlk é de um lugar chamado Zrfff, a Quinta Dimensão. É conhecido por jogar com o Superman através de travessuras mortais. O personagem tem um senso de humor por vezes mórbido, mas em outras atua meramente como um palhaço.

Seus poderes consistem em alterar a realidade a seu bel-prazer: ele pode, por exemplo, dar vida a objetos, animar figuras de desenho, alterar forma e propriedades da matéria, teleportar-se, ficar invisível etc.

A explicação mais plausível para estes poderes é que os habitantes de Zrfff, como seres pentadimensionais, fazem feitos muito superiores a nós mortais, que poderíamos fazer feitos superiores a seres bidimensionais. Edwin Gauss, um inimigo do super-herói “Flash”, tem um traje que permite-o tornar-se tetradimensional; ele podia enxergar a nossa realidade de todos os lados, e para ele, nós parecíamos bidimensionais. O poder de Mxyzptlk é pentadimensional e superior até a isso.

Na TV, o personagem foi muito bem interpretado por Michael J. Pollard (na série “Superboy”). Duas versões menos fiéis foram vividas por Howie Mandel (na série “Lois & Clark”) e Trent Ford (em “Smallville”, onde é um “teen” chamado de “Mikhail Mxyzptlk”, um cidadão dos Balcans com o poderes hipnóticos).


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antonio Pontes Junior
  • Adicionado por
    Antonio Pontes Junior
    em 21/05/2007 20:54:00