Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Shin-Chan



Nome: Shinnosuke Nohara
Licenciador: Futabasha
Criado por: Yoshito Usui

Lista de revistas com participação de Shin-Chan

Shin-chan, 5 anos, é uma peste, tem um pai sonhador, inseguro profissionalmente e que às vezes até bebe demais. Sua mãe também é biruta e está desesperada com a idade e a aparência. A família sofre consigo e com os vizinhos enxeridos.

De maneira muito bem-humorada, e politicamente muito incorreta, Shin-Chan (apelido carinhoso de Shinnosuke Nohara) revela os piores hábitos: ele assedia a mulheres até da idade da mãe nas ruas, baba quando vê comida, inferniza a vida dos colegas e professores e, claro, desobedece aos pais. No entanto, às vezes também é carinhoso, desapegado e amoroso de uma forma inimagiinável. Enfim, é apenas uma criança.

Em meados dos anos 90, pouco antes de a explosão de "Pokémon" atravessar o Japão, mães e educadores tentaram organizar um movimento para tirar Shin-chan do ar. O argumento era de que o personagem estimulava crianças a se tornarem ainda mais malcriadas. E os gibis eram vendidos às pencas até em supermercados.

A verdade é que também incomodou a setores da puritana (e, como todas as outras, hipócrita) sociedade japonesa o fato de uma das marcas registradas do menino ser a "dança da bundinha peladinha" --sim, o bundalelê realizado por um desenho animado. Por graças, o boicote não prosperou. Shin-Chan, sim. Virou desenho, filme para cinema, DVD, game, e mais uma infinidade de produtos.

O traço do mestre do mangá Yoshito Usui era intencionalmente irregular, e menos dado à preciosidades , como o de colegas como Akira Toriyama ("Dr. Slump", "Dragon Ball"). Mas era igualmente exagerado e fiel aos clichês dessa linguagem (como a gota de suor escorrendo pela cabeça, nos momentos tensos).

No Brasil, o desenho "Crayon Shin-chan" é exibido como exclusividade no canal Animax. Não há DVDs lançados no país, apenas no exterior. Houve uma limitadíssima edição do gibi original publicada no Brasil (talvez menos de 1.000 exemplares de cada número), mas está esgotada.

Kasukabe, onde Usui morava, adotou a imagem do menino com símbolo em abril, pois o desenho também se passa no local.

Texto retirado na íntegra de:

FELTRIN, Ricardo. "Morte do pai de "Shin-chan" deixa gerações órfãs". In http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2009/09/21/ult2548u786.jhtm

Shin-Chan



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 21/09/2009 10:14:00