Ofertas na Amazon!


Saavik



Nome original: Saavik
Licenciador: Famous Enterprises, Inc.


Lista de revistas com participação de Saavik

Personagem do filme “Jornada nas estrelas II: A ira de Khan” (1982) e suas sequências. É uma das muitas oficiais da nave estelar USS Enterprise (NCC-1701), sob o comando do Capitão Kirk (interpretado por William Shatner). Saavik é uma alienígena, mistura de duas raças, os Vulcanos (do lado dos heróis) e os Romulanos (os bandidos).

Kirstie Alley interpretou a personagem inicialmente. Mas, devido a problemas de contrato, foi substituída por Robin Curtis em “Jornada nas estrelas III: À procura de Spock” (1984) e “Jornada nas estrelas IV: A volta para casa” (1984), ambos dirigidos por Leonard Nimoy.

Gene Roddenberry, que criara a série “Jornada nas estrelas” para a TV, nos anos 60, não era fã desses filmes. Porém, curiosamente, gostava de Saavik. A ponto de, em 1991, a querer no sexto “opus” — mas a personagem acabou substituída por outra personagem parecida, a tenente Valeris, interpretada por Kim Cattrall (que já tinha sido cogitada para o papel de Saavik no filme de 1982). Alley ainda foi sondada para repetir o papel, mas de novo as negociações não progrediram. Curtis, por sua vez, voltou ao universo de “Jornada” em um episódio de “A nova geração”, em 1993, mas fazendo outro papel, a da romulana Tallera. Outro episódio de “A nova geração” daquele mesmo ano, “Causa e efeito”, deveria mostrar Saavik como tripulante da nave USS Bozeman, mas, de novo, o cronograma a substituiu por outra personagem e outra atriz.

Existem três versões sobre a concepção da personagem. De acordo com o produtor-executivo Harve Bennett, Saavik foi criada por Samuel A. Peeples (“The Star Trek Interview Book”, pág. 266). Porém, o livro “Star Trek Movie Memories”, de William Shatner e Chris Kreski, afirma que Saavik estava ausente do roteiro original de Peeples. Já o livro “Where No One Has Gone Before” (pág. 74) afirma que Theodore Sturgeon foi o responsável pela personagem.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 09/09/2011 15:23:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro