Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Rio Kid



Licenciador: sem licenciador


Lista de revistas com participação de Rio Kid

Não confundir com o policial “Rio Kid” de Alberto Saichann ou com o “Rio Kid, O Cavaleiro do Texas” italiano.

Este cowboy aqui em questão foi publicado entre nós principalmente nos anos 50. Depois, quando os quadrinhos de westerns saíram de moda, Rio Kid desapareceu.

É complicado dizer com precisão, mas tudo indica que este Rio Kid foi criado para os gibis argentinos por Alberto Breccia durante a Segunda Guerra, chamado originalmente “Kid del Rio Grande”. Mas há quem diga que se trata de um cowboy dos “pulps” americanos, o que é pouco provável (embora tenha existido mesmo um mocinho chamado “Rio Kid” nos “pulps” e que também apareceu nos quadrinhos americanos da editora Nedor).

Nos anos 50 a editora Garimar publicou um gibi chamado “Rio Kid”, que, como era praxe na época, trazia em suas capas vários cowboys genéricos, que podiam ou não ser o personagem-título. A versão da Garimar apresentou também algumas HQ de “Rio Kid” desenhadas por brasileiros. A revista fazia ainda propaganda de um programa dominical da TV Rio chamado “Rancho do Rio Kid”, estrelado pelo ator Gerson Gonçalves. Toda essa mistura dificulta muito a identificação dos “Rios Kids”, impossibilitando muitas vezes apontar onde termina um e começa outro.

- Antônio Luiz Ribeiro

Rio Kid



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 08/11/2008 16:01:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro