Vertigo: Além do Limiar


Raio Esmeralda



Nome: Erick Esmeraldino
Nome original: Raio Esmeralda
Licenciador: sem licenciador
Criado por: Danilo Dias

Na infância eu lia algumas histórias do Lanterna Verde e achava muito legal aquela aura verde e o anel criando tudo na cor esverdeada. Depois lendo as histórias do Hulk, conheci o Dr. Sanson e me amarrava naquele cabelo comprido e verde que o cara usava enquanto ajudava o gigante esmeralda. Algum tempo depois achava linda a Lorna Dane, a Polaris dos antigos X-Men, com seu cabelo verde. Lembro-me também do povo de Jarella, amada do Hulk e do crossover entre o Hulk e o Batman, quando o Curinga tenta convencer o Hulk de ser um amigo exatamente pela semelhança da cor do seu cabelo.
Eu queria um personagem leve, irônico, sarcástico, rápido para desenhar, com influencias dos heróis americanos mais o humor e esperteza dos brasileiros, mas não achava referências que combinassem com o que eu queria e ficava meio perdido com a minha criação. Muito antes mesmo dos Incríveis da Disney surgirem eu tinha idéia de criar um personagem com vida familiar, satirizando o cotidiano de um super-heroi. Uma das minhas primeiras influências foi o desenhista e animador Alex Toth. Mais adiante, os principais artistas que lia na época eram Sal Buscema (que influenciou muito meu traço simplista), John Byrne, Neal Adams, Frank Miller e George Perez, os caras eram perfeitos mas muito sérios, foi quando surgiu a invasão dos mangás nos quadrinhos americanos e os traços apesar de detalhados tinham também maior liberdade e exagero nas proporções e anatomia. Aí vieram Joe Madureira, Humberto Campos, Roger Cruz e Marcelo Campos além de Mike Deodato que mesclavam as características que eu desejava para finalizar o conceito do personagem.
Pois bem; foi aí que em meados da década de oitenta comecei a desenvolver um personagem que tivesse todas essas características. A princípio o personagem usava uma mascara com uma ridícula crista preta na cabeça, depois era necessário criar poderes pro cara e batiza-lo, fui então pesquisar naquele que seria sinônimo de coisa verde nos quadrinhos, o Gigante Esmeralda. Vendo ele ser chamado assim diversas vezes, conclui que um personagem que solta raios esverdeados não podia ter outro nome senão: Raio Esmeralda, apesar de já tê-lo chamado de Raio Verde e depois Flama Verde, nada original. Por volta de 1992/93 criei um fanzine no qual ele era o personagem principal e fazia cópias escondido na reprografia da empresa que eu estagiava. Fiz 3 edições, vendia e quando sobrava alguma presenteava os amigos, depois acabei fazendo até uma edição encadernada. Em 1995 me matriculei num curso básico de Quadrinhos e tinha que trabalhar nesse curso com um personagem, aí comecei a criar um mundo social e psicológico do Raio Esmeralda.
Depois do curso continuei desenhando o cara, mas veio a necessidade de trabalhar e muito do antigo material que desenhei foi jogado fora por falta de espaço em casa, fazendo assim o personagem cair no ostracismo.
Tempos depois, por um curto período de tempo voltei a desenhar uns posters do Raio Esmeralda aproveitando o boom da editora Image e influenciado pela aparição do Savage Dragon e das declarações do seu criador Erick Larsen que dizia tê-lo criado desde a infância e foi aprimorando com o tempo.
Posteriormente fiz cursos de desenho de observação com a professora Carmen Galante, desenho livre no Museu de Arte moderna da Bahia, curso básico de Histórias em Quadrinhos no Planeta HQ e finalmente me formei em Licenciatura em desenho e Plástica na Universidade Federal da Bahia, com certeza por grande influência das boas e velhas histórias em quadrinhos das décadas de 70 e 80.
Em julho de 2008, reanimado pelos novos contatos que mantive com outros artistas via internet, produzi uma revista de forma quase artesanal, um fanzine com capa colorida, para homenagear os vinte anos de criação do Raio Esmeralda com promessas de muitas novidades para os anos seguintes.


Danilo Dias


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Danilo  Dias
  • Adicionado por
    Danilo Dias
    em 29/12/2008 19:24:00