Ofertas na Amazon!


Professor Ludovico



Nome: Ludovico Von Pato
Nome original: Ludwig Von Drake
Licenciador: Walt Disney
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Tony Strobl

Lista de revistas com participação de Professor Ludovico

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Pato Donald, O  n° 572 - Abril
Surgiu originalmente nos quadrinhos, como um tio de Pato Donald nas tiras de Al Taliaferro. Na história Professor Ludovico chega a Patópolis ele é apresentado como um parente da Família Pato vindo de Viena, história esta que contou com os desenhos de Tony Strobl. Existe uma outra história de Strobl chamada O Perito Rural onde uma sequência de dois painéis de quadrinhos claramente o coloca como parente da Vovó Donalda. Em outra história do Strobl chamada Barn Dance Doctor, ainda não publicada no Brasil, ela refere-se a ele como seu "primo urbanizado". Em Um Pombo-Correio Não Se Perde, mais uma história em quadrinhos clássica de Strobl, Donalda empresta sua pomba mais inteligente para seu primo Ludovico e o avisa para não deixar que nada de ruim aconteça com ela, sob pena de cortar relações com ele definitivamente, ao que ele responde (traduzido do texto original em inglês): "Ora! Você sabe que pode confiar em mim!", revelando uma relação de proximidade entre eles. Já na história O Conto da Árvore, também desenhada por Strobl, há uma cena em que Donald vê os óculos do Professor Ludovico no chão e pensa neles como "os óculos do Tio Ludovico" (traduzido do texto original em inglês). Nessa mesma história, é revelado que Ludovico e Donald possuem antepassados em comum, inclusive um chamado Colombaldo, que quis provar que o mundo era plano. Essa árvore genealógica provavelmente é a mesma do falecido marido da Vovó Donalda, Tomás Reco, avô paterno do Donald - utilizado pelo mesmo Strobl na clássica história O Direito às Tortas, tendo em vista que o tal Colombaldo acima mencionado possui em inglês o mesmo sobrenome de Tomás Reco, qual seja: Duck. Dessa forma, pode-se concluir que talvez Tomás Reco e Ludovico von Pato sejam irmãos por parte de mãe, o que obviamente tornaria Donald sobrinho neto do professor austríaco. Nesse caso, tanto o pai quanto a mãe de Tomás Reco seriam descendentes do geógrafo fracassado Colombaldo.
Don Rosa criou sua própria explicação do porquê Ludovico é tio do Donald, qual seja: ele teria sido ou seria casado com Matilda Mac Patinhas, irmã do Tio Patinhas, e supostamente teria tido um filho com ela que seria, por sua vez, o pai desconhecido de Huguinho, Zezinho e Luisinho, mas ele não foi autorizado a colocá-lo como marido dela em sua "Árvore da Família Pato". O fato é que não existe qualquer indício nem nas antigas tirinhas de Taliaferro e nem nas primeiras histórias em quadrinhos onde o Professor Ludovico aparece que sugira tal relação de parentesco entre ele e Patinhas, o que automaticamente torna insustentável a teoria de Don Rosa, caso se queira manter a consistência conferida ao personagem pelo cartunista que primeiro o desenhou nos gibis, Tony Strobl, o qual desenhou uma outra história chamada "O Tesouro do Cuco" em cujo final o Ludovico deixa claro que o que liga ele ao Patinhas é uma sólida amizade.
Ele apareceu pela primeira vez no dia 24 de setembro de 1961, quando passou na televisão americana o primeiro show colorido de Walt Disney, chamado "An adventure in color". O Prof. Ludovico foi o apresentador desse show. E, a partir de 1962, ele começou a aparecer regularmente nas histórias em quadrinhos e nos livros produzidos pelos estúdios Disney. Paul Frees era o dublador original do Professor Ludovico até pouco antes de sua morte, em 1986, quando Walker Edminston o substituiu. Corey Burton também foi outro dublador. Todos estes no idioma original, em inglês.
A principal característica do Prof. Ludovico é que ele sabe tudo! Ou, pelo menos, sabe de tudo um pouco. Ele é arqueólogo, inventor, escritor, apresentador de televisão e sabe-se lá quantas coisas mais! Nem tudo, porém, o Prof. Ludovico faz corretamente. Pelo contrário, às vezes até se atrapalha muito. Suas invenções, por exemplo, são famosas por serem tão engenhosas e às vezes tão inúteis quanto as do Professor Pardal.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Professor_Ludovico

Professor Ludovico



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Claudio Jurischka
  • Adicionado por
    Claudio Jurischka
    em 08/02/2008 16:31:00