Ofertas na Amazon!


Primeiro-Tenente Gomes



Nome original:
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Primeiro-Tenente Gomes

Eduardo Gomes [1896-1981] foi ministro da Aeronáutica nos governos de Café Filho, de Carlos Luz e de Castelo Branco. É o patrono da Força Aérea Brasileira. Nascido em Petrópolis, Rio de Janeiro, fez o primário no Curso Werneck. Posteriormente, estudou humanidades no Colégio São Vicente de Paulo no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde recebeu o apelido de “matemático”. Ao terminar o curso secundário em 1912, só conseguiu ingressar na carreira militar em sua terceira tentativa. Nas duas primeiras vezes teve a matrícula negada pela Escola Militar do Realengo, primeiramente por ter apenas 16 anos e por deficiências visuais. Ao concluir o curso na Escola Militar, foi declarado aspirante-a-oficial da arma de artilharia em dezembro de 1918.

Logo em seguida, ao lado de Siqueira Campos, matriculou-se no Curso de Artilharia, completado ainda em 1918. Em dezembro desse ano passou a segundo-tenente, transferido para o 9º Regimento de Artilharia, em Curitiba. Foi promovido a primeiro-tenente em janeiro de 1921. Ingressou em março desse ano na primeira turma do Curso de Observador Aéreo da Escola de Aviação Militar do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Foi um dos sobreviventes da Revolta dos 18 do Forte, em 1922, marco inicial do tenentismo, quando foi ferido gravemente. Participou da Revolta paulista de 1924. Foi preso quando se dirigia para integrar a Coluna Prestes. Foi posto em liberdade em 1926, mas novamente preso em 1929.

Voltou à liberdade em maio de 1930, a tempo de participar das ações que viriam a derrubar Washington Luís após o fracasso eleitoral da Aliança Liberal. Em 18 de setembro de 1932, foi o responsável pelo bombardeio à estação ferroviária de Campinas, ato que resultou na morte do menino Aldo Chioratto. Com a subida ao poder de Getúlio Vargas, trabalhou na criação do Correio Aéreo Militar, o qual viria a se tornar o Correio Aéreo Nacional. Em 1935, comandou o 1º Regimento de Aviação contra o levante conhecido como Intentona Comunista. Em 1937, com a decretação do Estado Novo exonerou-se do comando, mas continuou na carreira militar. Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, foi promovido a brigadeiro.

Participou da organização e construção das Bases Aéreas que iriam desempenhar importante papel no esforço dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. No final do Estado Novo, candidatou-se às eleições presidenciais, marcadas para dezembro de 1945 e formou em torno de si a União Democrática Nacional (UDN). Durante o período eleitoral, eram vendidos doces a fim de angariar fundos para apoiar sua campanha. Esses doces ficaram conhecidos posteriormente com o nome da patente do candidato: brigadeiros. Foi derrotado pelo general Eurico Gaspar Dutra, ministro de Guerra de Vargas. Em 1950, foi novamente candidato à presidência da República pela UDN, derrotado desta vez pelo próprio Vargas. Foi um dos líderes da campanha pelo afastamento de Vargas após o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, em agosto de 1954.

Com o suicídio de Getúlio Vargas, assumiu o ministério da Aeronáutica no governo de Café Filho (1954–1955). Em 1964, participou do Golpe de Estado que depôs o presidente João Goulart. Fez sua carreira no Exército Brasileiro até o posto de coronel. Após a criação da FAB em 1941, ingressou nela e ascendeu ao generalato na nova força armada. Tornou-se aspirante-a-oficial em dezembro de 1918; segundo-tenente em dezembro de 1919; primeiro-tenente em janeiro de 1921; capitão em 15 de novembro de 1930; major em 20 de novembro de 1930 (cinco dias depois de haver sido promovido a capitão); tenente-coronel em junho de 1933; coronel em maio de 1938; brigadeiro-do-ar em dezembro de 1941; major-brigadeiro em setembro de 1944; tenente-brigadeiro em três de outubro de 1946 e marechal-do ar em setembro de 1960.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Gomes

Primeiro-Tenente Gomes



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 08/09/2008 21:58:00
    Editado por Fabio Garcez