Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Pedro, O Vagabundo



Nome original: Pete The Trump
Licenciador: King Features Syndicate
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: C. D. Russell

Lista de revistas com participação de Pedro, O Vagabundo

Não confundir este com “Totó, o Baixinho”, outro personagem parecido do mesmo autor, Clarence D. Russell. O artista criou este simpático personagem (um mendigo engraçado, com maneirismos aristocráticos) em uma série de cartuns publicada na revista “Judge”. No início, o personagem não tinha nome. Quando foi transformado em quadrinhos para jornais (distribuído pelo King Features para todo território americano a partir de 10 de janeiro de 1932) recebeu o nome de “Pete the Tramp” (“Pete, o Vagabundo”).

Outro personagem de destaque na historieta era o singelo cachorro amarelo do mendigo, que atendia simplesmente pelo nome de “Boy” (“Bob”, na versão do “Suplemento Infantil”). “Boy” virou até o protagonista de uma tira dominical chamada “Pete's pup”, que era publicada logo acima da página dominical de seu dono (ou seja, “Pete's pup” era uma “topper”, uma espécie de tira muito comum nos domingos daquela época, publicada geralmente como complemento da prancha principal).

No Brasil, “Pete the Tramp” foi chamado de “Malempeor” (no “Tico-Tico”), “Furamundo” (na revista “Vamos Ler”) e “Pedro, o Vagabundo” (no suplemento colorido de “O Jornal” do Rio de Janeiro, nos anos 50, que publicava as dominicais da série).

- Antônio Luiz Ribeiro

Pedro, O Vagabundo



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • alexleao4
  • Adicionado por
    alexleao4
    em 22/04/2010 16:04:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro