Ofertas na Amazon!


Patusco Mac Patinhas



Nome: Rumpus McFowl
Nome original: Rumpus McFowl
Licenciador: Walt Disney
Criado por: William Van Horn

Lista de revistas com participação de Patusco Mac Patinhas

Patusco foi criado por Willian van Horn em 1994. Sua estreia nos quadrinhos aconteceu em agosto daquele ano na HQ It's All Relative, publicada em Donald Duck & Co. #1994-33, da Noruega. A árvore de Don Rosa acabara de ser publicada, e certamente não incluía este "novo" parente.

Dois meses depois, a história saiu na edição #593 da americana Walt Disney's Comics and Stories. No Brasil, saiu como Parente é Serpente, na edição #2366 de Pato Donald, em janeiro deste ano.

Nesta HQ, Patusco foi apresentado aos leitores como um tio do Donald, sem nenhuma outra pista sobre sua família. Sua aparição deixou os leitores surpresos e curiosos: de onde surgiu esse tal tio?

Patusco é folgado, chato e muito preguiçoso. Ninguém merece um parente desses! Em sua segunda aparição, na história Say Uncle!, ainda inédita no Brasil, ele se refere ao Tio Patinhas como primo. E é essa história que revela seu nome inteiro: Rumpus McFowl. Say Uncle!, também de van Horn, estreou em Anders And & Co. #1995-35, da Dinamarca.

Aqui no Brasil, os personagens geralmente recebem um nome aportuguesado, e muitas vezes perdem seus sobrenomes. No caso de Patusco, seu McFowl foi traduzido "erroneamente" como MacPatinhas.

Um fato bem curioso ocorreu na HQ Meu Herói!, publicada na revista Pato Donald #2244 (jul/02). Talvez por um descuido ou desinformação do tradutor, o nome do personagem foi publicado no original americano.

Mas parece que Willian van Horn queria dar mais fama a seu personagem, e de primo promoveu-o a irmão do famoso pato mais rico do mundo! Este laço de sangue é mostrado na HQ Vai Trabalhar Patusco (Tio Patinhas #427, de fev/01). Na trama, o personagem descobre que, na verdade, é meio-irmão de Patinhas (têm o pai em comum) e vem cobrar sua parte na herança da família.

Patusco tem em mãos uma carta de sua mãe, cujo nome não é mencionado, afirmando que ela teve um casamento breve com Fergus MacPatinhas, o pai do Tio Patinhas. Esse breve casamento possivelmente aconteceu entre 1897, ano da morte da mãe do Tio Patinhas (Saga - capítulo 8), e 1902, ano da morte de Fergus (Saga - capítulo 9).

Na história "Segredos", publicada em Tio Patinhas 414, o quaquilionário tenta impedir que o mundo saiba que Patusco é seu meio-irmão; entretanto, os três sobrinhos de Donald descobrem o segredo.

Pouco ou nada se sabe sobre tia Vera, citada na HQ. Trata-se de Vera O'Drake, irmã de Donilda O'Pata, a mãe de Patinhas. Alguns sites e fanzines afirmam (por suposição) que ela seria sua mãe, mas isso não é mostrado em quadrinhos. Além do que, Patusco refere-se a ela como tia, em Vai Trabalhar.

O fato é que algumas informações não são claras. Por exemplo, quem é a mãe do personagem? Como ocorreu sua união com Fergus? Talvez futuramente surjam essas explicações.

Patusco até hoje só foi desenhado por seu criador. E é ignorado na árvore do clã MacPatinhas, assim como tantos outros membros da familia Pato. Por sinal, o nome Patusco não é incomum na Família Pato em português. Patinhas MacPatinhas tem um tio chamado por aqui de Nicolau Patusco. E a Vovó Donalda já teve um noivo de nome Patusco Patusquela.

Fonte: http://planetagibi.blogspot.com/2009/05/grande-familia-pato-2-patusco.html


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 06/05/2009 16:37:00