Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(60)
A
(3042)
B
(2717)
C
(4059)
D
(2878)
E
(1500)
F
(1486)
G
(2115)
H
(1595)
I
(813)
J
(2184)
K
(1337)
L
(1950)
M
(3886)
N
(1091)
O
(779)
P
(2598)
Q
(191)
R
(2298)
S
(4068)
T
(2716)
U
(320)
V
(947)
W
(532)
X
(283)
Y
(260)
Z
(615)
Olho Sombrio
Nome:
Marquês Charles Lebeau
Nome original:
Occhio Cupo
Licenciador:
Sergio Bonelli Editore
País de origem:
Itália
Criado por:
Aurelio Galleppini - ‘Galep’
,
Giovanni Luigi Bonelli - ‘Gianluigi Bonelli’
Lista de revistas com participação de Olho Sombrio
Olho Sombrio (Occhio Cupo) é um personagem de história em quadrinhos criado em 1948 pelo roteirista Giovanni Luigi Bonelli e pelo ilustrador Aurelio Galleppini, e protagonista da história principal, do gênero aventura e capa e espada, da revista quinzenal Serie d'Oro Audace, publicada pela Edizioni Audace. Bonelli considerou Occhio Cupo entre as coisas mais belas que havia escrito, juntamente com alguns de seus romances.
Em 1948, Tea Bonelli, ex-esposa de Giovanni Luigi Bonelli e diretora da Edizioni Audace, queria relançar sua empresa com novas produções de histórias em quadrinhos. Assim, em 31 de maio de 1948, escreveu uma carta ao cartunista Aurelio Galleppini, residente em Florença, convidando-o a se mudar para Milão para ilustrar dois projetos editoriais paralelos: Occhio Cupo, e o western Tex.
Para ambos os projetos, os roteiros foram escritos por Giovanni Luigi Bonelli, e os desenhos e capas foram confiados a Galleppini, que assinou Galep. O artista, para se documentar sobre os figurinos e cenários a serem usados em Occhio Cupo, foi ao cinema assistir a filmes sobre capa e espada e pirataria, que eram abundantes naqueles anos. Para dar um pequeno descanso ao trabalho incessante de Galleppini, alguns desenhos de duas aventuras de Capitan Fortuna, uma série de quadrinhos inspirada em Salgari de Rino Albertarelli que apareceu pela primeira vez em 1941, novamente para Edizioni Audace, foram apropriadamente retocados e usados para Occhio Cupo.
As expectativas e estratégias comerciais para as duas revistas eram diferentes: "A Edizioni Audace apostava fortemente em Occhio Cupo, um personagem criado para fascinar os paladares refinados dos quadrinhos italianos; esperavam um pouco menos de Tex Willer, menos refinado em seu estilo gráfico e editorial". De fato, Occhio Cupo, como o próprio Sergio Bonelli disse, era "um álbum destinado a uma elite que entendia de desenho refinado e cuidadoso". "Eles depositaram suas esperanças em Occhio Cupo, apresentado em um formato inovador de álbum gigante (um protótipo do clássico 'formato Bonelli', que permitiria à Galep expressar o melhor de si por meio de um desenho dinâmico e extremamente preciso, muito superior aos padrões da época)".
O primeiro episódio, intitulado "Il giuramento del forzato", foi publicado em 1 de outubro de 1948, dando origem à Serie d'Oro Audace, com um preço de capa de 30 liras, bastante caro para a época (Tex, lançado em 30 de setembro, saiu em formato de tira econômica a 15 liras). A periodicidade era quinzenal com 36 páginas, incluindo as capas. Galep, que também era diretor artístico da Serie d'Oro Audace, trabalhava incansavelmente, dedicando as melhores horas do dia a Occhio Cupo, e as horas da tarde e da noite a Tex.
Apesar das expectativas, Occhio Cupo não agradou ao público, e Tea Bonelli interrompeu sua publicação após 6 edições (a última edição, L'impresa di Occhio Cupo, saiu em 30 de dezembro de 1948), substituindo-a na Serie d'Oro Audace pelas reimpressões de "Orlando l'invincibile", uma série de 1941-42 escrita pelo próprio Giovanni Luigi Bonelli e desenhada por Vittorio Cossio e, mais tarde, por Rino Albertarelli. Tea Bonelli encerrou a Serie d'Oro Audace após 12 edições, em 15 de maio de 1949. Em vez disso, foi Tex , contrariamente às previsões editoriais, que se revelou um sucesso inesperado, que continua até hoje.
A Serie d'Oro Audace foi reimpressa na íntegra na década de 1970, em versão fac-símile, pelo Golden Comics Club.
Em vez disso, o primeiro episódio de Occhio Cupo, "The Oath of the Convict", foi relançado nos seguintes volumes:
- Aurelio Galleppini: cinquenta anos de aventuras em quadrinhos, de Della Casa - Gargarone (Edições Lo Scarabeo, 1998 );
- Coleção Grandi Minori n. 22 (Mercury Publishing, 2014 );
- Revista Avventura - 100 anos de Galep, uma vida com Tex - Série Almanacchi nº 147, outubro de 2017 (Sergio Bonelli Editore), que também traz o segundo episódio.
A série se passa no século XVIII, na região dos Grandes Lagos, durante a Guerra Franco-Inglesa. Conta a história de Charles Lebeau, um aristocrata francês banido de seu país por um assassinato que não cometeu. Transferido à força para o Canadá, ele consegue escapar mergulhando do navio antes que ele atraque e, vestindo o disfarce do vigilante mascarado Dark Eye. Charles consegue provar sua inocência e prender a pessoa que o acusou falsamente e se casa com Clara Montcain, a moça a bordo do navio que o havia acobertado durante sua fuga da prisão.
Lista de Álbuns da "Serie d'Oro Audace":
1) O Juramento do Condenado
2) A vingança do olho negro
3) O Tigre do Mar
4) Correntes Sangrentas
5) Ilha de Satanás
6) A Busca do Olho Negro (última aparição do personagem)
7) O Cavaleiro Invencível
8) Gaur, o gigante
9) A Batalha de Albracca
10) No reino de Falerina
11) O Escudo Fatal
12) As Fúrias de Alcina
Fonte: Wikipedia.
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 05/05/2012 12:45:00
Editado por
DRAKE
,
Antônio Luiz Ribeiro
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*