Comic Boom!


Nyoka, A Rainha da Selva



Nome: Nyoka Meredith
Nome original: Nyoka The Jungle Girl
Licenciador: sem licenciador
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Nyoka, A Rainha da Selva

Heroína das selvas criada para o seriado de 1941, “Jungle Girl” (“A filha das selvas”, no Brasil), com Frances Gifford no papel principal. No ano seguinte veio uma continuação — também em 15 capítulos — “Perils of Nyoka” (“Perigos de Nyoka”), com Kay Alridge substituindo Gifford.

Um erro comum entre os pesquisadores é creditar a criação de Nyoka a Edgar Rice Burroughs (o criador de Tarzan). Apesar do seriado da Republic ser baseado em um conto dele — “The Land of hidden men” (1931), transformado no ano seguinte na novela “Jungle Girl” —, o personagem Nyoka foi criado especificamente para o cinema. No original de Burroughs não há nenhuma personagem chamada “Nyoka”. A personagem que aparece no conto é uma princesa asiática chamada Fou-Tan, que, fora o fato de morar na selva, não tem nenhuma relação com Nyoka (esta uma ocidental).

Em 1942 a editora Fawcett licenciou Nyoka para uma série de gibis que durou até 1953. Dois anos depois, ela passou para as mãos de uma editora recente, que estava se firmando no campo dos quadrinhos: a Charlton (ver em http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=materias&cod_materia=149). A nova casa publicou Nyoka até 1957.

No Brasil, a personagem foi publicada pela primeira vez em “O Guri”, gibi quinzenal publicado pelos Diários Associados e que, na época em que publicava Nyoka (idos de 1945), atingia a incrível tiragem de 110 mil exemplares. (v. Umbero Losso, “Mocinhos & Bandidos” 32, 1993, pág. 11)

- Antônio Luiz Ribeiro

Nyoka, A Rainha da Selva



Relate algum problema encontrado nesse personagem