Vertigo: Além do Limiar


Narizinho



Nome: Lúcia Encerrabodes de Oliveira
Nome original:
Licenciador: Domínio Público
País de origem: Brasil
Criado por: Monteiro Lobato

Lista de revistas com participação de Narizinho

Personagem infantil de uma série de livros de Monteiro Lobato, série esta denominada popularmente de “Sítio do Picapau Amarelo”.

A personagem foi lançada em 1920, no livro “A Menina do narizinho arrebitado”. No ano seguinte Lobato relançou o livro, mas desta vez com o nome encurtado para “Narizinho arrebitado” e com aventuras inéditas — mais tarde esse segundo livro foi republicado como o primeiro capítulo de “Reinações de Narizinho” (1931), que é o livro que serve de propulsor à série do “Sítio”.

O cenário principal é um sítio, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série. Lá vive a avó de Narizinho, Dona Benta, uma senhora de mais de 60 anos. Com as duas mora a empregada Tia Nastácia. Narizinho, cujo nome verdadeiro é Lúcia, de oito anos, é a protagonista das primeiras histórias da série.

Narizinho tem como amiga inseparável uma boneca de pano velho chamada Emília, feita por Tia Nastácia. Em um dos capítulos de “Reinações de Narizinho”, Emília começa a falar graças á pílula falante do Doutor Caramujo, um médico afamado do Reino das Águas Claras, um palácio que fica no fundo do ribeirão do sítio. Durante as férias escolares, Pedrinho, primo de Narizinho, passa uma temporada de aventuras no Sítio.

A personagem tem o quê de Alice, do inglês Lewis Carroll, autor que Lobato já traduzira . Nas capas das primeiros livros, Narizinho é inclusive loura e com o mesmo penteado de Alice.

Ao longo das histórias, Narizinho deixa de ser a personagem principal e divide as aventuras com Emília e Pedrinho. É quando o “Sítio” que conhecemos começa a ganhar forma.

“Sítio” também tem sido adaptado para filmes produzidos para o cinema e TV desde os anos 50, sendo as mais populares as produções da Rede Globo feitas a partir de 1977. A Globo detém os direitos do “Sítio do Picapau Amarelo” e seus livros (por meio de seu braço editorial, a Editora Globo).

Mas o primeiro filme oficial do “Sítio” foi “O saci”, de 1951, um sucesso comercial produzido durante a Era de Ouro do cinema brasileiro. Dirigido e escrito por Rodolfo Nanni, com uma história de Arthur Neves, o filme tinha Aristéia Paula Souza como Narizinho.





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Canyon
  • Adicionado por
    Canyon
    em 25/09/2009 08:54:00