Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Morador da Escuridão



Nome original: Dweller-In-Darkness
Licenciador: Marvel Comics
Criado por: Gerry Conway, Rich Buckler

Lista de revistas com participação de Morador da Escuridão

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Thor (1966)  n° 229 - Marvel Comics
O Morador da Escuridão é um demônio originado da dimensão Everinnye, e era a personificação do medo coletivo da humanidade.

O Morador das Escuridão é imortal e tem a capacidade de gerar medo em outros seres vivos. Este medo, por sua vez, sustenta e fortalece o Morador, permitindo que ele gere ainda mais medo. Ele também tem outros poderes místicos indefinidos: ele pode criar criaturas independentes a partir do medo como Desespero e pode transformar humanos que morreram sob sua influência em Escravos das Sombras, seres feitos de sombras com força sobre-humana. A luz forte pode matar ou banir esses escravos.

Seu povo deu as costas a ele por ter escolhido seguir o Caminho do Shamblu, que envolvia um ritual onde o Morador retirava a cabeça de seu próprio corpo, sendo assim seu corpo morre, mas sua cabeça sobrevive, agora como um ser corpóreo, enquanto os outros habitantes de Everinnye são mais etéreos.
A cabeça do Morador está presa a um corpo robótico, que possui força sobre-humana, mas pode se soltar e se mover com os tentáculos perto de sua boca em caso de emergência.

Quando ele veio pela primeira vez à Terra, 20.000 anos atrás, o Morador da Escuridão se alimentou dos medos criados pelas guerras entre os humanos da Atlântida e os Deviantes da Lemúria. A feiticeira atlante Zhered-Na descobriu a existência do Morador e o baniu com a ajuda de Agamotto e do deus atlante Valka.

Quando Atlantis afundou, o Morador absorveu o medo dos habitantes e o usou para criar o demônio Desespero e ordenou que ele matasse Zhered-Na em vingança. Durante o tempo em que Desespero buscava vingança em nome do seu criador, o Morador criou outros seres com um propósito semelhante, incluindo o demônio Despeito. Ele considera Desespero e Despeito continuou sendo sua criação mais poderosa e junto com Despeito como seus filhos. Assim como também considera o demônio Pesadelo como seu “primo”, uma designação que Pesadelo rejeitou, pois ele havia escolhido o caminho do Shamblu. Segundo Pesadelo o Morador da Escuridão, degradou-se ao adotar sua forma e ao viver no exílio entre os Universos Inferiores.

Morador da Escuridão foi o responsável por reunir os Senhores do Medo, grupo que tinha o objetivo de criar o Grande Medo: um terror que engoliria a humanidade. Na verdade, o Morador esperava que os outros Lordes do Medo fossem destruídos durante esse plano do Doutor Estranho. A maioria dos Senhores do Medo concordou, mas o Homem de Palha, que era benevolente com a humanidade, discordou de seu plano e avisou Strange.


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Robson Cruz
  • Adicionado por
    Robson Cruz
    em 25/05/2022 00:58:00
    Editado por Robson Cruz