Vertigo: Além do Limiar


Menelau



Licenciador: Domínio Público
País de origem: Grécia
Criado por: Homero

Lista de revistas com participação de Menelau

Menelau, irmão de Agamemnon, e marido de Helena, reinava em Esparta, onde sucedera a Tíndaro, seu sogro.

Desonrado pelo troiano Páris e ultrajado com a fuga de Helena, deu disso conhecimento a todos os príncipes da Grécia que se tinham comprometido por juramento solene a prestar auxilio ao esposo de Helena, se esta fosse raptada. Foi por sua instigação que os gregos tomaram as armas e fizeram o cerco de Tróia.

Já muito durava esse cerco, um dia gregos e troianos, achando-se presentes, Páris e Menelau fazem a proposta de se bater em combate singular terminando entre eles a discórdia.

Os dois adversários começam a peleja. Menelau leva vantagem e Vênus, ao ver que o seu favorito ia sucumbir, furta-o aos golpes do inimigo e leva-o para a cidade isto é, Páris foge. Em vão Menelau o insulta: de longe um troiano atira-lhe uma flecha que o fere ligeiramente, e as hostilidades recomeçam.

Depois da tomada de Tróia, Menelau, reconciliado com Helena, só entra em Esparta ao cabo de oito anos. Diz-se que foi retido nas costas do Egito pelos deuses a quem não ofereceu as hecatombes devidas.

Censuram-no por haver extorquido de Agamemnon o sacrifício de Ifigênia, de ter favorecido o ciúme de Hermione, querendo fazer morrer Andrômaca e Pirro e de não haver energicamente defendido a seu sobrinho Orestes.

Menelau



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 21/03/2009 22:14:00
    Editado por Marcos Nash