Vertigo: Além do Limiar


Máscara de Ferro



Nome original: Masque de Fer
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Máscara de Ferro

A ampla aceitação popular de “Os Três Mosqueteiros” levou seu autor, Alexandre Dumas, a escrever duas continuações para a saga dos espadachins do rei: “Vinte Anos Depois” (1845) e “O Visconde de Bragelonne” (“Le Vicomte de Bragelonne”). A última parte da trilogia, produzida entre 1847 e 1850 em parceria com Auguste Maquet, é extensa e narra várias tramas paralelas. Entre elas, o misterioso caso de Phillipe, o suposto irmão gêmeo de Luís 14, que teria sido aprisionado numa masmorra, incógnito e mascarado. Esse derradeiro episódio destacou-se do restante do texto sob o título “O Máscara de Ferro” (“L'Homme au Masque de Fer”).

A exemplo do que fez em “Os Três Mosqueteiros”, Dumas misturou realidade e ficção para compor o enredo de “O Máscara de Ferro”. O prisioneiro que protagonizava o romance existiu de fato, mas não há nenhuma prova de seu parentesco com o absolutista francês. Eis o que a história registra sobre o assunto:

No final de 1670, durante o reinado de Luís 14, chegou á fortaleza de Pignerol, um cárcere de Saboia, um preso sem registro de nome ou idade. Chamado de Máscara de Ferro pelos colegas de masmorra, aquele intrigante personagem tinha o rosto ocultado por uma máscara aveludada preta ligada a um colarinho metálico que impedia sua remoção sem o auxílio de outra pessoa. Seus movimentos ágeis e suas maneiras refinadas despertaram suspeitasde que ele era jovem e pertencia à nobreza. Especulações à parte, o encapuzado recebia gentilezas e respeitos do Sr. De Saint-Mars, comandante do presídio. Ao longo dos anos, a dupla viu-se transferida para outros locais, como o baluarte de Exiles, em Turim, a prisão da Ilha de Santa Margarida e finalmente, em 1698, a Bastilha, em Paris. Em novembro de 1703, de forma tão súbita quanto enigmática, o Máscara de Ferro adoeceu num dia e morreu no outro. Sua identidade, alvo de palpites e adivinhações, permanece ignorada.





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 20/09/2010 19:32:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro