Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Marsupilami



Nome original: Marsupilami
Licenciador: Dupuis
Criado por: André Franquin

Lista de revistas com participação de Marsupilami

O Marsupilami (Marsupilamus fantasii - Marsupilami franquini é um personagem de histórias em quadrinhos franco-belga criado a 31 de Janeiro de 1952 por André Franquin na série Spirou e Fantasio.

O Marsupilami, foi criado em homenagem a E. C. Segar, Criador de Popeye, foi baseado no Pilou-Pilou, um personagem "animal" que tinha mais ou menos a dimensão do Marsupilami, com um rabo curto e uma pelagem amarela e preta.

A primeira vez que o Marsupilami apareceu foi na revista de do Spirou, publicada em 13 de Março de 1952 em "Os Herdeiros" (Spirou Et Les Héritiers). Uma das condições para Fantásio receber a herança de seu tio era ter de ir à floresta da Palombia e capturar um marsupilami, um animal de cor amarela com manchas pretas e uma longa cauda, nunca visto aos olhos dos humanos (excepto pelo tio de Fantásio). O Marsupilami é capturado e torna-se então um companheiro inseparável nas aventuras de Spirou, Fantásio e do esquilo Spip.

Aparece em vários livros: "O Roubo de Marsupilami", "O Refúgio da Moreia", "Os Piratas do Silencio", "O Gorila", "O Ninho dos Marsupilamis", "O Dinossauro Congelado", "O Prisioneiro do Buda", "Z como Zorglub", "A Sombra do Z", "O Tesouro Submarino", "QRN Sobre Bretzelburg", "O Castelo do Sábio Louco / Amas-Secas Em Champignac". Mas é em 1957 no livro "O Ninho dos Marsupilamis" em que uma repórter do Mosquite, Seccotine, amiga de Spirou e Fantásio, vai à Palombia fazer um documentário sobre a vida dos Marsupilamis e como estes se reproduzem "Os primos da Palombia".

Em 1957, Franquin cria Gaston Lagaffe e Petit Noël e em 1968 Franquin deixa de desenhar Spirou e Fantásio para se dedicar a esses personagens. Em 1987 surge a Marsu Productions, em que o Marsupilami se torna um herói, tendo como base a família dos Marsupilamis apresentados por Seccotine em o "Ninho dos Marsupilamis" . Batem foi escolhido para trabalhar com Franquin no Marsupilami, posteriormente seguiram-se outros tais como Greg Yann, Fauche, Adam e actualmente Kaminka e Marais.

O Marsupilami é um mamífero (monotrémato) fictício, oriundo da floresta da Palombia, de cor amarela e manchas pretas . No início, foi considerado um marsupial (daí o seu nome), mas como põe ovos, passou a ser enquadrado nos monotrématos, apesar de ter umbigo como os primatas. Tem em média 1,30 metros de altura e 35 quilos de puro músculo. Tem uma força descomunal e uma cauda igualmente comprida com cerca de 8 metros de comprimento, a sua força, o comprimento e agilidade são-lhe muito úteis. A cauda proporciona-lhe um sem-número de possibilidades. Pode servir para lutar, pescar, nadar rapidamente, transportar toda a família, movimentar-se de árvore em árvore, saltar (usando-a como mola) até 30 metros de altura e até voar, formando uma hélice! A cauda também é usada como forma de se exprimir. O Marsupilami é extremamente inteligente e consegue desenhar com a cauda, o que for necessário! Utilizando essa forma, como principal meio de comunicação.
Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marsupilami

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marsupilamus_fantasii

Marsupilami



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 07/03/2012 19:17:00
    Editado por zurgk