Vertigo: Além do Limiar


Lucas McCain, O Homem do Rifle



Nome: Lucas McCain
Licenciador: sem licenciador
Criado por: Sam Peckinpah

Lista de revistas com participação de Lucas McCain, O Homem do Rifle

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Four Color (1942)  n° 1009 - Dell
  • Brasil
    Aí, Mocinho!  n° 54 - Ebal
Personagem principal da série de TV western “O homem do rifle” (1958-63), interpreado por Chuck Connors. A série foi criada por Sam Peckinpah, que dirigiu vários episódios antes de fazer sucesso no cinema. “O homem do rifle” (“The rifleman”, no original americano) surgiu dentro do teleteatro “The Zane Grey Theater”, apresentado por Dick Powell. Com o título de “The sharpshooter”, o piloto foi exibido pela CBS em março de 1958, sendo transformado em série de TV no mesmo ano, para exibição pela rede ABC, com produção da Levy-Gardner-Laven Prods. “O homem do rifle” teve cinco temporadas, com um total de 168 episódios, mais o piloto da CBS.

Situada na década de 1880, a série acompanhava a vida de McCain, um viúvo, ex-soldado da União, que mora em um rancho com seu filho, Mark (Johnny Crawford), numa pequena cidade do Novo México.

Constantemente atacada por ladrões de gado, toda espécie de foras da lei e pistoleiros, a cidade contava com a proteção do xerife Micah Torrance (Paul Fix), um ex-alcoólatra. Este, por sua vez, sempre pedia ajuda a Lucas, conhecido como o homem mais rápido no gatilho de um rifle Winchester 44.40 (daí o nome da série).

No elenco também estavam Patricia Blair, que interpretava Lou Mallory, a proprietária do Mallory Hotel e interesse romântico de Lucas; Joan Taylor, como Millie Scott, proprietária da loja de suprimentos; e Bill Quinn, como o bartender do salão local.

A série gerou uma “spinoff” (desdobramento) em 1959, com o título de “Law of the plainsman”, exibida pela NBC. Estrelada por Michael Ansara, a história acompanhava a vida de um índio apache que se torna homem da lei.

“O homem do rifle” já teve nove episódios em DVD lançados no Brasil, pela distribuidora independente Wonder.

Lucas McCain, O Homem do Rifle



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 30/08/2009 19:19:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro